Funcionários do BC e Receita Federal resistem à transferência do Coaf

    Presidente do sindicato dos funcionários do Banco Central afirma que mudança seria “um enorme risco”

    CORPO ESTRANHO

    “Temos que preservar o BC. Ele está assumindo uma instituição que não tem a mesma estrutura sólida e que estará sujeita a interferências políticas. É um enorme risco”, diz Paulo Lino Gonçalves, presidente do sindicato dos funcionários da instituição.

    FIM DA LINHA

    O Coaf mudou de nome, para UIF (Unidade de Inteligência Financeira). Antes, só funcionários de carreira poderiam fazer parte do órgão. O presidente Jair Bolsonaro derrubou a regra.

    TERRA ESTRANHA

    “O nome do BC estará envolvido, mas o trabalho da UIF será feito por pessoas de fora. O banco estará na berlinda, pode sofrer críticas por ter que se meter em assunto que não é exatamente dele”, segue Gonçalves.

    PRIMO

    A UIF, diz, “é como um primo esquisito que chega na sua casa. Não dá para se responsabilizar pelo o que ele faz”.

    TÔ FORA

    Receita Federal também resiste. “A troca de informação entre os órgãos federais de controle acabou com a ida do Coaf para as mãos de gente do mercado. A Receita não vai mandar mais nada para lá.” E o que vier dele será recebido com desconfiança, diz Kleber Cabral, presidente do Sindifisco, que representa os auditores fiscais.

    BÍBLIA

    A sentença do juiz Francisco Shintate, que condenou Fernando Haddad a quatro anos e seis meses de prisão por crimes eleitorais, tem mais de 500 páginas. O magistrado só começa a examinar o caso concreto na 361.

    BÍBLIA 2

    Nas anteriores, ele fala sobre linguística —”veículo sígnico (o suporte físico), designatum ou significatum (a significação) e denotatum (o significado)” —, de lógica “alética e deôntica” e inclui citações de 50 páginas contínuas de trechos de livros.

    TEM LÓGICA

    O juiz chega a usar dezenas de fórmulas de lógica formal, como “(-q v -r –S)”. E esclarece: S é a relação processual entre “sujeito da relação primária e o Estado, titular do monopólio da coação”.

    Fonte: Folha de São Pa22ulo

    Matéria anteriorBC enfrenta resistência dos funcionários sobre Coaf
    Matéria seguinteSindicalistas dizem que formato de UIF compromete sigilo