Funcionários do BC entram em greve amanhã

    Atualizada às 16h34

    Os funcionários do Banco Central entrarão em greve a partir desta quarta-feira. A decisão foi confirmada em assembléia da categoria nesta terça-feira. Cada regional estadual decidirá o tempo da paralisação. O Sindicato dos Funcionários do Banco Central pede recomposição salarial.

    Em São Paulo e no Rio de Janeiro, a greve terá tempo indeterminado. Em Brasília, os funcionários discutem a possibilidade de paralisação de 48 horas.

    A categoria pede recomposição salarial com relação aos funcionários da Receita Federal. Em 2006, os funcionários do BC tiveram aumento de 10%, parcelado em duas vezes, enquanto o governo concedeu reajuste de 34% à Receita.

    O sindicato de São Paulo marcou para a próxima sexta-feira uma nova assembléia para discutir a seqüência da paralisação.

    Para o presidente da filial paulista do Sindicato, Daro Marcos Piffer, a paralisação de 48 horas não afeta a população. “Apenas o governo e o sistema financeiro podem ser afetados, dependendo se acontecerem leilões de câmbio, que hoje em dia praticamente definem a cotação do dólar. As taxas que o BC fornece para o sistema financeiro também poderão sair com atraso ou não saírem”, disse.

    Entretanto, em caso de paralisação maior, Piffer reconhece que serviços como fornecimento de dinheiro, compra e venda de dólar e problemas com importações e exportações podem ser provocados.

    Fonte: Terra

    Matéria anteriorParalisação do Banco Central tem adesão parcial em Brasília
    Matéria seguintePace of credit surge fuels Brazil worries