Funcionários públicos pedem reajuste salarial de 27,3%

    Trabalhadores se reúnem hoje com ministro do Planejamento; pedido vai na contramão do corte de gastos do governo 

    Murilo Rodrigues Alves

     

    BRASÍLIA

    Em período de restrição orçamentária, os servidores públicos federais se reúnem hoje com o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, para reivindicar um reajuste linear de 27,3%. No ano passado, o Tesouro Nacional teve de desembolsar R$ 240 bilhões para pagar os salários, aposentadorias e pensões de pouco mais de 2 milhões de servidores ativos e inativos da União, segundo o Boletim Estatístico de Pessoal e Informações Organizacionais. 

    Segundo Sérgio Ronaldo da Silva, diretor da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), o reajuste pedido foi calculado com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) estimado para o período de agosto de 2010 a julho de 2016, em torno de 44%. 

    Foram descontados os 15,8% que o governo concedeu em três parcelas (2013,2014,2015) e acrescentado um ganho real de 2%. A inflação projetada para este ano está em 8%, segundo analistas ouvidos pelo Banco CENTRAL

    Ele afirma que foi um erro o parcelamento do reajuste da última negociação porque no período a inflação deve ser maior do que o negociado entre os sindicatos e o governo. Por isso, agora, a categoria propõe que o reajuste seja dado de forma integral, o que parece impossível diante dos planos da equipe econômica de conter os gastos públicos para cumprir a meta de superávit primário – economia para o pagamento de juros da dívida pública – e recuperar a credibilidade da economia brasileira. 

    O pleito dos servidores representaria aumento nas despesas com o pagamento do funcionalismo superior ao que o governo tenta economizar durante todo este ano de 2015: R$ 66,3 bilhões, ou 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB). O aumento, no entanto, só deve ocorrer em 2016, uma vez que, em janeiro, os funcionários públicos tiveram aumento de 5%, decorrente da última negociação. 

    “É preciso começar a campanha desde já para não cometermos os mesmos erros da última negociação e não esperarmos até os 45 do segundo tempo para uma decisão”, disse o diretor da Condsef, que representa servidores do Executivo. O reajuste de 15,8%foi concedido em 2012 após uma forte greve geral.

     

    Fonte: O Estado de S. Paulo

    Matéria anteriorCongresso dita revisão do ajuste
    Matéria seguinteDesvalorização efetiva do real é menor e complica ajuste externo