Greve acaba, mas IBGE não fixa datas para divulgar pesquisas

    Por Diogo Martins | Do Rio

    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o sindicato dos funcionários da instituição (Assibge) assinaram ontem acordo para o fim da greve, iniciada no dia 26 de maio. Na prática, a paralisação já havia acabado, porque os servidores que estavam em greve voltaram ao trabalho ontem de manhã, antes da assinatura do acordo.

    Ficou acertado que os funcionários que aderiram à paralisação deverão repor os dias parados. Serão, no mínimo, 20 horas adicionais por mês até que seja recuperado todo o trabalho acumulado em todas as unidades. Em contrapartida, na próxima folha de pagamento, os salários descontados serão pagos.

    Além disso, foi formalizada a criação de dois grupos de trabalho. Um deles discutirá temas relacionados ao trabalho de temporários no instituto e o outro construirá propostas para planos de carreira.

    O diretor-executivo do IBGE, Fernando Abrantes, disse que a greve foi um “período desgastante”, mas que o corpo técnico do instituto trabalhará para colocar as pesquisas com coletas atrasadas em dia. Abrantes conversou com os jornalistas após a assinatura do acordo, porque a presidente do órgão, Wasmália Bivar, viajou a Brasília para uma reunião agendada no Ministério do Planejamento.

    Os estudos afetados pela paralisação de parte dos funcionários foram os relativos ao mercado de trabalho, Pesquisa Mensal de Emprego (PME) e Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua. “Nossa preocupação é colocar tudo em dia. Nosso corpo técnico é muito competente e sabe de nossas responsabilidades”, disse Abrantes.

    O diretor-executivo não falou sobre a divulgação das pesquisas. Limitou-se a dizer que os coordenadores responsáveis por pesquisas no IBGE foram orientados a fazer balanços sobre as suas áreas.

    O Valor apurou que a Pnad Contínua referente ao segundo trimestre será divulgada apenas em setembro. O calendário do IBGE ainda informa que o estudo será publicado no próximo dia 28. “Desconheço isso. Não tomei conhecimento “, afirmou Abrantes sobre o cronograma. O secretário também não confirmou a divulgação completa da PME, no dia 21.

     

    Fonte: Valor Econômico

    Matéria anteriorIncertezas crescem e dólar bate em R$ 2,30
    Matéria seguinteGasto da União com pessoal se estabiliza