Ilan é eleito o melhor banqueiro central

    Álvaro Campos e Eduardo Campos | De São Paulo e Brasília

    O presidente do Banco Central do BrasilIlan Goldfajn, foi eleito o melhor banqueiro central do mundo pela revista britânica “The Banker”, que faz parte do grupo Financial Times. A publicação aponta que o currículo dele é uma mistura interessante de atuações nos setores público e privado, na academia e em instituições internacionais, e que ele tem doutorado em economia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).

    A The Banker diz que 2017 foi um ano bom para o Brasil, que saiu da recessão e conseguiu domar a inflação. “Isso não é uma conquista fácil em um país que lutou com uma inflação de dois dígitos no passado recente”, afirma o texto.

    Em entrevista para a publicação, Ilan ressaltou o que vem dizendo em declarações recentes, que a inflação só começou a cair depois que o BC conseguiu ancorar as expectativas. “As empresas estavam com muito receio do ambiente econômico [quando ele assumiu]. Quando passaram a ter uma nova visão sobre o futuro, em função das mudanças no Banco Central e do novo modelo econômico, elas ficaram mais propensas a baixar os preços. Isso ajudou a reduzir a inflação e na recuperação econômica”, disse.

    Para 2018, Ilan disse que a autoridade pretende reduzir os spreads bancários e lembra que a nova Taxa de Longo Prazo (TLP) dará mais potência para a política monetária. Ele ressaltou que a principal meta é manter a inflação baixa.

    Fonte: Valor Econômico

    Matéria anteriorRaquel Balarin: BC estuda reduzir circulação de dinheiro
    Matéria seguinteReceita perde R$ 8 bilhões com fraude