Indicador do BC mostra alta nos preços de commodities

    As matérias-primas que têm influência sobre a inflação apresentaram alta de 0,92% em janeiro, após retração de 0,87% em dezembro. Os dados são apurados pelo Banco Central (BC). Em 12 meses, o Índice de Commodities Brasil (IC-Br) tem alta de 3,61%.

    O indicador é construído partindo dos preços das commodities agrícolas, metálicas e energéticas convertido para reais. Seu equivalente internacional, o “Commodity Research Bureau” (CRB), mostrou variação negativa de 0,49% em janeiro.

    Entre os três subgrupos que compõem o IC-Br, o de commodities agropecuárias (carne de boi, carne de porco, algodão, óleo de soja, trigo, açúcar, milho, arroz, café, suco de laranja e cacau) mostrou baixa de 0,65% do mês, vindo de que da 1,72%. Em 12 meses esses preços recuam 2,97%.

    O preço das commodities metálicas (alumínio, minério de ferro, cobre, estanho, zinco, chumbo, níquel, ouro e prata) subiu 3,3% no mês passado, após valorização de 0,47% em dezembro. A alta em 12 meses é de 15,17%. As energéticas subiram 3,59%, após elevação de 0,51% em dezembro. Em 12 meses, os preços sobem 15,7%.

    Fonte: VALOR ECONÔMICO

    Matéria anteriorPlanalto cede a policiais e altera texto da reforma da Previdência
    Matéria seguinteCopom reduz Selic a 6,75% e sinaliza fim de ciclo de cortes