Inflação do primeiro trimestre pode ser “ponto fora da curva”, diz Tombini

    A inflação do primeiro trimestre de 2015 pode ser “um ponto fora da curva”, segundo o presidente do Banco CENTRALALEXANDRE TOMBINI.

     

    De acordo com o economista, já em janeiro o aumento do custo de vida pode bater na faixa de 1%, ante os 0,78% registrado em dezembro de 2014.

     

    TOMBINI fez a previsão na primeira reunião ministerial do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff, realizada terçafeira.

     

    O presidente do BC, no entanto, disse confiar que as medidas tomadas pelo governo federal recoloquem a inflação em direção ao centro da meta.

     

    O presidente do BC fez uma análise sobre a crise na Europa e nos EUA. Segundo o que dois ministros presentes à reunião contaram ao Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor, o presidente do BC mencionou o “ponto fora da curva” ao falar sobre as perspectivas do ajuste.

     

    A possibilidade de a inflação bater em 1% em janeiro já faz parte das estimativas do mercado, que projeta 1,2% em janeiro e 1% em fevereiro.TOMBINI, no entanto, está otimista. Ultrapassado o primeiro trimestre, acredita que a trajetória deve se inverter em direção ao centro da meta.

     

    O Valor apurou que outra manifestação importante foi do ministro da Previdência, Carlos Gabas, que forneceu argumentos para que os colegas defendam a medida provisória que altera as regras de concessão de benefícios trabalhistas e previdenciários.

     

    A MP é alvo de críticas de centrais sindicais e até mesmo de integrantes da base aliada.

     

    A portas fechadas, a presidente reiterou a orientação que fez no discurso de abertura da reunião, transmitido pela emissora oficial, para os ministros darem atenção especial às relações com o Congresso, onde será negociada a MP. Dilma pediu que os ministros não criem expectativas que não possam ser cumpridas, pois isso causa desgaste para o governo federal.

     

    Na mesma reunião, a portas fechadas, a presidente Dilma disse aos ministros ser preciso “compreender o momento e que ele é um momento transitório”. Nelson Barbosa falou também sobre as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

     

    Uma junta integrada pela Casa Civil, Fazenda e Planejamento fará a arbitragem das liberações de recursos do Orçamento da União. A presidente pediu para os ministros não iniciarem novas obras que não estejam no planejamento do governo.

     

    Fonte: Valor Econômico

    Matéria anteriorMudanças em MPs são negociadas com centrais sindicais
    Matéria seguinteAlguns sinais positivos da reunião ministerial