‘Inflação e déficit preocupam’

    Por Thais Folego | De Brasília

    A economia brasileira pode passar por turbulência com o movimento de saída dos emergentes de suas políticas monetárias expansionistas, segundo Arminio Fraga, ex-presidente do Banco Central e sócio-fundador da Gávea Investimentos. “Esses períodos tendem a ser difíceis”, disse em evento promovido pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg).

    Fraga afirmou que o quadro é preocupante por conta da inflação mais alta e do déficit na conta corrente, próximo de 4% do PIB.

    Ele avaliou que no período mais recente houve uma “certa flexibilização” do tripé macroeconômico. Segundo ele, a inflação está rodando em torno de 6% há três anos apesar do controle de preços de alguns setores. Ele citou o de combustíveis e das tarifas de ônibus. Segundo ele, sem isso, a inflação já teria chegado a 7%.

    “Essa flexibilização traz incertezas e foi acompanhada de crescimento baixo”, disse. Para ele, as respostas do governo para estimular a economia estão focadas no estímulo da demanda, quando deveriam estar na oferta. E lembrou da dificuldade do país de aumentar investimentos, estagnados em 16% do PIB. Defendeu condições “sustentáveis” para a queda do juro.

     

    Fonte: Valor Econômico

    Matéria anteriorFed tende a rever parâmetros antes de reduzir estímulo
    Matéria seguinteLobão Filho relatará, novamente, PEC 2/2010 na CCJ