Inflação e PIB pressionam BC

    Autoridade monetária vive dilema entre combater a carestia…

    BÁRBARA NASCIMENTO

     

    Autoridade monetária vive dilema entre combater a carestia e não prejudicar ainda mais afraca expansão da atividade econômica

    Com o fim da Copa do Mundo e a proximidade das eleições, os temas econômicos voltam ao centro da atenção dos analistas. A primeira indicação importante sobre os rumos da economia no segundo semestre será conhecida amanhã, quando o Comitê de política monetária(Copom) do Banco CENTRAL (BC) definirá qual será a taxa básica de juros (Selic) até meados de setembro. Pela previsão dos especialistas, a Selic será mantida em 11% ao ano até o fim de 2014. Nos próximos meses, contudo, o BC viverá o dilema de escolher se dá mais peso à inflação ou ao crescimento do país na hora de tomar decisões.

    A perspectiva é de que, com a atividade industrial em franco desaquecimento, o Produto Interno Bruto (PIB), que teve expansão de apenas 0,2% de janeiro a maio, pode até registrar queda no segundo e no terceiro trimestres, tudo isso acompanhado de uma inflação que teima em não ceder. Se olhar mais para a atividade econômica, o BC tende a pesar menos a mão nos juros. Se quiser recolocar os preços sob controle, a tendência seria manter o rigor com as taxas. Em qualquer caso, o cenário eleitoral não facilita em nada as opções do Copom, sob o comando do presidente do BC, ALEXANDRE TOMBINI.

    Conforme o último boletim Focus, divulgado ontem pelo BC, a expectativa do mercado para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2014 subiu de 6,46% para 6,48%. A visão do Top 5, grupo das cinco instituições financeiras que mais acertam as projeções é ainda mais pessimista: alta de 6,58%, rompendo o teto da meta, de 6,5%, estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Piorou também a previsão sobe a evolução do PIB, que era estimada em 1,07% na semana passada, e caiu agora para 1,05%. A maioria acredita ainda que aSelic será elevada para 12% em2015.

     

    Batalha perdida

    O economista André Perfeito, da Gradual Investimentos, pondera que, com a eleição, fica difícil prever a taxa de juros. “Tudo depende de quem ganhar. Podemos ter uma alta relevante ou pode ficar tudo como está. Se Dilma se reeleger, pode ser até que o BC volte a incentivar a economia cortando a Selic“, explica.

    A queda no PIB, segundo o especialista, está diretamente ligada à produção industrial, que recuou 0,90% no início do ano. “As projeções de PIB estão vindo muito baixas, e a inflação, alta. O governo está perdendo a batalha das expectativas. Boa parte desse comportamento se deve à indústria, em que o desemprego está crescendo. O ramo automobilístico, principalmente, está tendo muitos problemas.” Para Thovan Tucakov, da consultoria LCA, a produção industrial deve recuar 1% neste ano, apesar do pacote de incentivos divulgado neste mês pelo governo. “Além da confiança em queda livre, há a possibilidade de racionamento de energia e, sobretudo, de água, o que têm feito o mercado ajustar para baixo as expectativas.”

     

    Fonte: Correio Braziliense

    Matéria anteriorPessimismo econômico afetará disputa, preveem especialistas
    Matéria seguinteDe férias e sem votar a LDO