Inflação rumo à meta só em 2016

    Alex Ribeiro 

    De Brasília 

    Banco CENTRAL já deu vários sinais de que vai colocar um ponto final no ciclo de alta de juros na reunião do Copom da semana que vem. Poderá manter a taxa básica nos atuais 11% ao ano, como a maioria do mercado espera, mas isso não significa que o trabalho terminou. Os cenários que o BC utiliza indicam que a inflação só começará a convergir à meta em 2016. O primeiro ano do próximo governo, com Dilma ou sem ela, ainda será com um IPCA bem alto. E, se as projeções do mercado estiverem certas, será necessário retomar o aperto monetário.

    O IPCA-15 de maio, divulgado anteontem, apresentou variação de 0,58%, uma desaceleração na margem que apenas confirma que o choque de preços dos alimentos está arrefecendo. Mais para o fim do ano, a inflação deve recuar um pouco, mas a projeção do BC é de que encerre 2014 em perigosos 6,2%. A tendência de queda persistiria no próximo ano, porém de forma gradual, com IPCA de 5,5%.

    É um resultado modesto para um aperto monetário de 3,75 pontos percentuais, um dos maiores da história.

    Se a inflação não vai para a meta e é certo que será necessário subir os juros em 2015, por que BC não faz já o serviço? Uma explicação popular entre analistas é que a autoridade monetária jogou a toalha durante o ano eleitoral. Página A2

     

    Fonte: Valor Econômico

    Matéria anteriorSTJ dá vitória a poupadores em julgamento de plano econômico
    Matéria seguinteDólar sobe 0,23% após comentários de Tombini