Judiciário protesta

    Mais de mil servidores do Judiciário (500, segundo a Polícia Militar) fizeram, na tarde de ontem, atos de protesto na Praça dos Três Poderes. Deram um abraço simbólico no Supremo Tribunal Federal (STF) e tentaram se aproximar do Palácio do Planalto. Foram impedidos pela PM que acabou jogando spray de pimenta nos manifestantes. Por conta do embate, todas as vias de acesso ao Eixo Monumental foram bloqueadas. O trânsito precisou ser desviado. Segundo o tenente-coronel Amarildo, que chefiava a operação, a barreira foi preparada com o objetivo de proteger os servidores, pois, desde as 13h, a área próxima ao prédio estava isolada devido a uma suspeita de explosivos. Três mochilas foram abandonadas no local. 

    De terça para quarta-feira, servidores de diferentes estados, segundo o sindicato da categoria (Sindjus/DF), passaram a noite em um acampamento em frente ao STF. Pretendem permanecer lá até que o presidente do Tribunal, ministro Ricardo Lewandowski, consiga um acordo com o Executivo, para que sejam incluídos no Orçamento os recursos para a recuperação do poder aquisitivo da categoria. Segundo Elcimara Souza, diretora do Sindjus, os trabalhadores aguardam, também, um retorno sobre a apreciação dos projetos de lei (LPCs nº 28 e nº 41), que autorizam a dotação orçamentária, pelo Senado. 

    No final da tarde, os sindicalistas se reuniram com o diretor-geral do STF, Amarildo Oliveira. Segundo José Rodrigues Costa, coordenador-geral do Sindijus, foram avisados apenas de que o governo havia fechado a contraproposta.

     

    Fonte: Correio Braziliense

    Matéria anteriorPreços subirão 9% e PIB tombará 1,1%
    Matéria seguinteServidores garantem que reajuste salarial de 21% não os atende