Judiciário: servidor reivindica aumento

    Mais de 200 servidores da Justiça e do Ministério Público da União fizeram uma manifestação na manhã de ontem em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), na Praça dos Três Poderes, para reivindicar aumento salarial e criticar os elevados reajustes concedidos a ministro e altos funcionários do governo no fim do ano passado. O protesto ocorreu no momento em que o presidente da Suprema Corte, ministro Ricardo Lewandowski, conduzia a cerimônia de abertura dos trabalhos de 2015.

    Com cartazes e faixas, os manifestantes fecharam faixas do Eixo Monumental gritando palavras de ordem. Os servidores tiveram o apoio da banda do Pacotão, bloco tradicional do carnaval de Brasília. Eles reclamavam que, no apagar das luzes de 2014, os dirigentes dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo se uniram e aumentaram os próprios salários em 33%, deixando os servidores de fora.

    “Não podemos aceitar uma política de reajuste linear por baixo, por isso a nossa indignação. O topo da pirâmide recebeu aumentos generosos. Queremos o mesmo para a categoria dos servidores públicos. Apenas os 5% anuais dados pela presidente Dilma – após a greve geral de 2012 – não contemplam o Judiciário”, afirmou Jailton Assis, diretor do Sindicato Nacional das categoria (Sindjus-DF).

    Os servidores pedem reajustes de 30% a 40% para compensar a perda do poder aquisitivo desde 2008. O STF retomou ontem as atividades, após o período de recesso de fim de ano. A primeira sessão de julgamentos está marcada para quarta-feira.

     

    (Colaborou Vera Batista)

     

    Fonte: Correio Braziliense

    Matéria anteriorApós derrota política, a defesa do arrocho
    Matéria seguintePerspectivas da Agenda Semanal dos Poderes – 02 a 06/02/2015