Mantega recua e mantém exigência

    AIRBAG E FREIO ABS: MANTIDOS PARA 2014

    Os itens entrarão em todos os automóveis produzidos a partir de 2014. “Estávamos preocupados com o impacto no emprego e aumento de custos”, disse o ministro da Fazenda. Neste caso, a segurança falou mais alto.

    Mariana Mainenti
    Brasília

    Mantega desiste de adiar obrigatoriedade de itens de segurança em veículos. Kombi pode ser considerada uma exceção.
    O governo decidiu manter a exigência de que os veículos produzidos no Brasil passem a contar com airbag e freio ABS a partir do ano que vem. A única exceção, ainda em estudo, pode ser a Kombi, que não é passível de adaptação aos itens de segurança. A exigência pode significar uma elevação de até R$ 1,5 mil no preço dos automóveis. “Não deve ser adiada a introdução dos itens de segurança, porque a maioria das empresas já implementou. Esperamos um esforço da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), no sentido da absorção de trabalhadores dentro da indústria” , afirmou o ministro da Fazenda Guido Mantega. Pelos cálculos do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, de 10 mil a 20 mil trabalhadores poderiam ser demitidos.

    A exceção pode ser feita à Kombi, pois “não é caminhonete, não é automóvel; é uma Kombi, um produto diferente”, disse o ministro. “Não tem similar. Nenhuma empresa tem restrição a que o governo faça uma exceção à Kombi” . Segundo ele, a decisão será tomada na semana que vem.

    Para evitar o repasse dos novos custos para o consumidor, já que o governo descarta manter a isenção do IPI para o setor, a Anfavea solicitou a redução do Imposto de Importação de autopeças usadas na fabricação de componentes de segurança e de eficiência energética para 2%, ante os atuais 18%.

     

    Fonte: Brasil Econômico

    Matéria anteriorToda pressa no Congresso para aprovar orçamento
    Matéria seguinteCâmara acusa o STF de invadir suas atribuições