Meirelles vai às agências de rating para explicar decisão de adiar reforma

    Autor: Marcelo Ribeiro, Edna Simão e Raphael Di Cunto

    O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou, após reunião com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que estão programadas para a próxima semana uma série de conferências com diferentes agências de classificação de risco com o objetivo de esclarecer os motivos da decisão do governo de adiar a votação da Reforma da Previdência para 2018.

    O ministro afirmou que pretende evitar eventuais rebaixamentos do rating do Brasil, em reação à decisão de Maia de iniciar a discussão sobre a reforma em plenário no dia 5 de fevereiro e a votação da proposta a partir de 19 de fevereiro. “Elas [as agências] pensam que, se não votamos agora, não votamos depois. Vamos esclarecer que há uma possibilidade concreta de votar a reforma no ano que vem”, disse Meirelles.

    Em nota, a agência de classificação de risco Fitch disse que o adiamento da votação da Reforma da Previdência para fevereiro enfatiza os riscos negativos incorporados à perspectiva negativa atribuída ao rating soberano do Brasil, atualmente em “BB”.

    De acordo com o texto, a “janela de oportunidade” para a uma reforma significativa antes do ciclo eleitoral de 2018 está se reduzindo. “Outros atrasos ou diluição [da reforma] representam riscos para a viabilidade do limite de gastos e estabilização da dívida no médio prazo, bem como riscos potenciais para a confiança do mercado e processo de recuperação em curso no curto prazo”, afirma.

    Fonte: Valor Econômico

    Matéria anteriorMeirelles nega, mas já fala como candidato
    Matéria seguinteEditorial: Planalto paga alto custo por reforma que não veio