Monitor do PIB recuou 0,9% de abril para maio

    Autor: Daniela Amorim / RIO

    O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro recuou 0,9% na passagem de abril para maio. Na comparação com maio do ano passado, porém, a atividade econômica cresceu 0,7%, segundo os dados do Monitor do PI B, divulgados ontem pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

    Os resultados aparentemente conflitantes mostram que a atividade econômica no Brasil se recupera lentamente. Houve melhora no consumo de bens duráveis, mas a construção ainda atravanca os investimentos, explicou Cláudio Considera, coordenador do Monitor do PIB-FGV. O indicador antecipa a tendência do principal índice da economia com as mesmas fontes de dados e metodologia empregadas pelo IBGE, responsável pelo cálculo oficial das Contas Nacionais.

    “A economia continua se recuperando, provavelmente vai fechar o ano (com variação) em torno de o%. Agora, não dá para ter certeza de que saímos da recessão não. Vai depender do futuro”, ponderou Considera.

    Segundo ele, o dado referente apenas ao mês de maio é bastante volátil, tanto na comparação com o mês anterior quanto com o mesmo período do ano anterior. Portanto, a melhor medida para observar a trajetória da economia seria a média móvel trimestral, que apontou recuou de 0,04% no trimestre encerrado em maio, ante o mesmo período de 2016. “Se você olha o trimestre, você vê que a economia está em recuperação lenta”, disse Considera.

    Fonte: O Estado de S.Paulo

    Matéria anteriorReceita faz ofensiva contra donos de imóveis em Miami
    Matéria seguinteJovem planeja e quer guardar dinheiro