O economista Emilio Garofalo Filho, ex-diretor da área externa do Banco Central, foi encontrado morto na manhã de sexta-feira em seu apartamento, no bairro de Pinheiros, em São Paulo, onde morava sozinho. Para familiares e amigos, a morte deve ter sido provocada por um ataque cardíaco.
Diretor do banco de investimento Ourinvest, o executivo esteve com o colega Renato Rabello na noite de quarta-feira. Na quinta, Garofalo não compareceu ao trabalho e não atendeu a telefonemas e mensagens. “Isso não nos preocupou especialmente, porque esse era o padrão”, disse Rabello.
Nascido em 1953 em Bernardino de Campos (SP), Garofalo descende de uma família italiana da região de Caserta. Formado em economia pela PUC-SP em 1976, tornou-se funcionário de carreira do BC no ano seguinte, onde permaneceu por quase 36 anos.
Garofalo foi diretor da área internacional do BC entre dezembro de 1992 e abril de 1993. De janeiro de 2011 a abril de 2013, foi secretário-executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex).
Fonte: Valor Econômico