‘O Brasil estragou tudo?’, questiona a ‘Economist’

    Revista britânica, que comparou o País a um foguete na capa de uma edição de novembro de 2009, diz que a presidente Dilma deve mudar de rumo

    Fernando Nakagawa
    CORRESPONDENTE / LONDRES

    De um foguete que já apontava para o alto para uma aeronave desgovernada nos céus. Essa é a comparação feita pela ca­pa da revista britânica The Economist ao tratar da evolução do Brasil nos últimos qua­tro anos. A edição distribuí­da na América Latina, que chega às bancas neste fim de semana, tem na capa uma imagem do Cristo Redentor fazendo piruetas no céu doRio de Janeiro com a pergunta: “Has Brazil blown it?”. A ques­tão pode ser traduzida como “O Brasil estragou tudo?” ou “O Brasil se perdeu?”.

    A reportagem especial de 14 páginas sobre o Brasil é assina­do pela jornalista Helen Joyce, correspondente da revista no País. “Na década de 2000, o Bra­sil decolou e, mesmo com a cri­se econômica mundial, o País cresceu 7,5% em 2010. No en­tanto, tem parado recentemen­te. Desde 2011, o Brasil conse­guiu apenas um crescimento anual de 2%. Seus cidadãos estão descontentes – em julho, fo­ram às ruas para protestar con­tra o alto custo de vida, serviços públicos deficientes e a corrup­ção dos políticos”, diz a revista.

    “Pode Dilma Rousseff, a presi­dente do Brasil, reiniciar os mo­tores?”, indaga a publicação. “Será que a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos oferecerão aju­da para a recuperação ou sim­plesmente trarão mais dívida?”, questiona. O conteúdo da revis­ta ainda não está disponível na íntegra na internet.

    Na capa, a Economist fez uma autorreferência a uma capa daprópria publicação que ficou conhecida no Brasil ao mostrar o mesmo Cristo Reden­tor decolando como um fo­guete. “O Brasil decola” foi capa da edição de 12 de no­vembro de 2009, quando a re­vista rasgava elogios ao País que, naquele momento, cres­cia rapidamente, apesar da crise financeira global.

    Voo de galinha. A reporta­gem afirma ainda que Dilma Rousseff tem sido relutante ou incapaz de enfrentar pro­blemas estruturais do Brasil e interfere mais que o ante­cessor na economia, o que tem assustado investidores estrangeiros para longe de projetos de infraestrutura e mina a reputação conquistada a duras penas pela retidão macroeconômica.

    Para a revista, a falta de i ação do governo Dilma é a principal razão para o chamado “voo de galinha” do País, em referência ao baixo crescimento econômico. “A econo­mia estagnada, um Estado in­chado e protestos em massa significam que Dilma Rous­seff deve mudar de rumo”, resume o editorial. O texto reconhece que outros emergentes também desaceleraram após o boom que teve o auge em 2010 para o Brasil. “Mas o Brasil fez muito pouco para reformar seu governo durante os anos de boom.” Um dos proble­mas apontados é o setor pú­blico, que “impõe um fardo particularmente pesado ao setor privado”.

    O Ministério da Fazenda disse que não iria comentar o assunto. Para a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, o País “está dentro do contexto internacional, com o mundo em crise” e os prin­cipais parceiros comerciais em recuperação, como a Eu­ropa. / COLABOROU MARIANA DURÃO

     

    Fonte: O Globo

    Matéria anteriorO mercado de olho no teto da dívida
    Matéria seguintePlano Real: estados devem pagar correção salarial maior