Para sindicato, cargos do BC comissionados têm concursados

    BRASÍLIA — O Sindicato Nacional dos Servidores do Banco Central (Sinal) informou, na segunda-feira, ser contrário à inclusão da autarquia federal na estimativa de cargos comissionados no governo ocupados por filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT), conforme reportagem publicada pelo GLOBO. Para o sindicato, os cargos com gratificação no BC são preenchidos por servidores concursados.

    Reportagem publicada na edição de domingo mostrou que cerca de 10 mil cargos em comissão no Executivo federal são ocupados por pessoas filiadas ao PT. Conforme noticiou O GLOBO, o levantamento incluiu também servidores concursados.

    “O sindicato está sempre atento para que o banco não seja utilizado como ferramenta política de governo. E que na década passada expulsamos por meio de uma ação popular um funcionário não-concursado que fora nomeado com comissão”, diz nota do sindicato.

    O Sinal disse ainda que no infográfico publicado na edição de domingo foram citados 1.232 cargos no Banco Central, e que seria impossível todos eles serem ocupados por petistas. O infográfico, ao contrário do que interpretou o sindicato, informava que esse número se referia ao total de cargos com direito ao comissionamento no banco, e não aos ocupados por filiados ao PT. De acordo com levantamento do GLOBO, no BC há cerca de 60 servidores com filiação partidária no PT em cargos em confiança.

    Fonte: Jornal Extra

    Matéria anteriorDesaposentação ameaça as contas da Previdência
    Matéria seguinteEstados gastaram 38% mais com pessoal e cortaram investimento