Perspectivas da Agenda Semanal dos Poderes

    A segunda semana de agosto deve ser pautada pelas movimentações eleitorais em todo o país. No âmbito Legislativo os trabalhos ficam apenas a cargo da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) e da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado, que investigam Petrobras. No Judiciário, Ricardo Lewandowski poderá ser eleito como novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

    Na segunda-feira (11), a presidente Dilma Rousseff, viajará a São Paulo para se reunir com estudantes da Universidade Nove de Julho (Uninove) e, mais tarde, antes de retornar a Brasília, se reunirá na sala de autoridades do Aeroporto de Congonhas com Rubens Ometto, presidente da Cosan.

    O Jornal Nacional, da Rede Globo, iniciará uma série de entrevistas com os quatro melhores colocados presidenciáveis, sendo o primeiro entrevistado, o candidato Aécio Neves, do PSDB.

    O candidato do PSB ao Planalto, Eduardo Campos, será sabatinado pelo Portal G1, enquanto a candidata Luciana Genro, do PSOL, fará campanha no Rio Grande do Sul, ao lado do candidato da legenda ao governo do estado, Roberto Robaina.

    E, ainda, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgará o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) Capitais.

    Na terça-feira (12), os candidatos à presidência da República dão continuidade a suas agendas de campanha. Aécio Neves irá a dois estados do Nordeste: Maranhão e Piauí. Eduardo Campos se reunirá com o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Dom Orani Tempesta, e à noite será entrevistado pelo Jornal Nacional. Já a candidata Luciana Genro fará panfletagem em Pelotas (RS).

    O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, lançará, na terça-feira, um site com todos os dados sobre as políticas públicas realizadas pelo governo federal desde 2003. O portal poderá subsidiar a campanha de Dilma Rousseff à reeleição.

    Por decisão do STF, o ex-deputado José Genoíno, condenado no processo do mensalão, passará a cumprir o restante da pena em regime domiciliar. Genoíno participará de audiência com juiz da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas (Vepema) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF), para assinar o termo sobre as regras da prisão domiciliar.

    Ainda no âmbito judiciário, a 1ª Turma do STF poderá analisar inquéritos contra os deputados Eliseu Padilha (PMDB/RS), Ratinho Junior (PSC/PR), Marco Feliciano (PSC/SP), Bernardo Santana de Vasconcellos (PR/MG), Marco Tebaldi (PSDB/SC), os senadores Cícero Lucena (PSDB/PB) e Lindberg Farias (PT/RJ) e o senador licenciado Ivo Cassol (PP/RO).

    No mesmo dia, a FGV divulgará o Índice de Preços ao Consumidor – Classe 1 (IPC-C1), referente ao mês de julho.

    Na quarta-feira (13), a presidente Dilma se reunirá com representantes de movimento das mulheres em Brasília e à noite será a terceira entrevistada pelo Jornal Nacional.

    O candidato ao Planalto pelo PSDB, Aécio Neves, continuará sua caminhada pelo nordeste, visitando uma fábrica da Riachuelo em Natal (RN) e, mais tarde, fazendo caminhada em Patos, na Paraíba.

    Eduardo Campos, do PSB, fará campanha em Santos, no litoral paulista. E, ainda, poderá lançar o seu programa de governo no mesmo dia.

    No âmbito legislativo, as comissões destinadas a investigar a Petrobras dão continuidade aos seus trabalhos. A CPI da Petrobrás no Senado se reunirá para apreciar requerimentos, enquanto a CPMI fará oitiva com Nestor Cerveró, ex-diretor da área internacional da estatal.

    Ainda em relação à Petrobras, o Tribunal de Contas da União (TCU) poderá reabrir análise do processo sobre a compra da refinaria de Pasadena, que resultou no bloqueio dos bens de Graça Foster, presidente da Petrobras.

    No STF, o ministro Ricardo Lewandowski poderá ser eleito como novo presidente da Corte.

    Por fim, a FGV divulgará sua Sondagem da América Latina.

    Na quinta-feira (14), será a vez do candidato do PSC ao Planalto, Pastor Everaldo, ser entrevistado pelo Jornal Nacional. Já o candidato do PSB, Eduardo Campos, visitará a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) e participará de debate na Federação Nacional dos Médicos (FENAM). Mais tarde, inaugurará, junto com sua vice, Marina Silva, comitê em Brasília.

    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará sua Pesquisa Mensal de Comércio.

    Na sexta-feira (15), Luciana Genro, do PSOL, participará de debate sobre educação pública superior na Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (FASUBRA), em Brasília.

    No mesmo dia, o portal Transparência Brasil lançará site com informações sobre os candidatos às eleições de outubro.

    O setor elétrico receberá, dos bancos, a primeira parcela do empréstimo de R$ 6,5 bilhões, às distribuidoras de energia elétrica.

    Por fim, a FGV divulgará o Índice Geral de Preços 10 (IGP-10), que mede a evolução de preços no período compreendido entre o dia 11 do mês anterior e o dia 10 do mês atual.

     

    Fonte: Diap

    Matéria anteriorCCJ delibera sobre várias proposições no esforço concentrado
    Matéria seguinteBC derruba dólar a R$ 2,27