Perspectivas da Agenda Semanal dos Poderes – 16 a 20/06/2014

    Perspectivas da Agenda Semanal dos Poderes

    A terceira semana de junho deve ser marcada pelas costuras eleitorais e pela mobilização dos pré-candidatos. No Executivo, a presidente Dilma recebe o vice-presidente dos Estados Unidos na tentativa de fortalecer os laços entre os países. No Legislativo, em uma semana em que não há previsão de pautas deliberativas, as reuniões das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI’s) da Petrobras tomam destaque. Já no Judiciário, o Supremo Tribunal Federal (STF) poderá julgar as ações sobre a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que redefiniu as bancadas de deputados.

    Na segunda-feira (16/06), a presidente Dilma Rousseff reúne-se com o governador do Ceará, Cid Gomes, no Palácio do Planalto. Logo após o encontro, Dilma participa da cerimônia oficial de chegada do presidente de Angola, José Eduardo dos Santos.

    Ainda no Executivo, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, poderá anunciar medidas de estímulo ao mercado financeiro, dentre as quais a isenção de imposto sobre ganhos de capital com ações de empresas médias e mudanças no recolhimento do Imposto de Renda sobre ganhos de pessoas físicas com ações no mercado financeiro.

    No Judiciário, o destaque desta segunda-feira fica por conta da posse da ministra Maria Elizabeth Teixeira Rocha na presidência do Superior Tribunal Militar (STM). A magistrada, que foi a primeira mulher a ser nomeada ministra da Corte Militar, em 2007, deverá permanecer na presidência até março de 2015 e terá como seu vice-presidente o ministro Fernando Sérgio Galvão.

    A movimentação dos presidenciáveis também impacta a agenda política nacional. O candidato do PSDB, Aécio Neves, encontra-se com o pastor José Wellington, presidente da Confederação Geral das Assembleias de Deus, em São Paulo. À tarde, Aécio participará da reunião da Associação Paulista de Jornais do Interior. Enquanto isso, Eduardo Campos, pré-candidato do PSB, cumprirá agenda no Paraná. Campos visitará o Hospital do Câncer de Londrina, almoçará com empresários da Associação Comercial de Maringá, por fim, apresentará uma palestra para empresários em Ponta Grossa.

    Na terça-feira (17/06), a presidente da Dilma reúne-se com vice-presidente dos EUA, Joe Biden, no Palácio do Planalto. O encontro busca fortalecer a relação bilateral entre os países, abalada desde a revelação da espionagem norte-americana.

    Também estão na agenda da presidente o anuncio da expansão do Pronatec, além da participação na reunião do Fórum Nacional da Indústria, em Brasília.

    Na quarta-feira (18/06), o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados deve ouvir o presidente nacional do PT, Rui Falcão, e os deputados Vicentinho (PT/SP) e Cândido Vaccarezza (PT/SP), sobre processo contra o deputado André Vargas (Sem partido/PR) por quebra de decoro parlamentar.

    Na outra cúpula do Congresso Nacional, o destaque vai para as CPI’s da Petrobras. A CPI do Senado ouve, pela manhã, o gerente de engenharia de custos da empresa, Alexandre Rabello. Já pela tarde, a CPI mista poderá votar requerimentos sobre o tema. Destaque para o requerimento que solicita a convocação do ministro da Fazenda, Guido Mantega. Também está na pauta a quebra dos sigilos fiscal, telefônico e telemático do doleiro Alberto Youssef e de Paulo Roberto Costa, ex-diretor de abastecimento da empresa.

    O Supremo Tribunal Federal (STF) deverá proceder o julgamento de ações relacionadas à Resolução 23.389/2013, do TSE, que redefiniu o tamanho das bancadas de cada Estado na Câmara dos Deputados.

    O candidato à presidente Aécio Neves deverá participar de reunião com lideranças de Recife, em Pernambuco. Aécio também poderá formalizar o apoio do seu partido à Paulo Câmara, candidato do PSB ao governo do Estado.

    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará a Pesquisa Mensal de Serviços e resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15.

    Já a FGV apresentará resultados do Indicador Antecedente Composto da Economia e do Indicador Coincidente Composto da Economia, que medem as condições econômicas do país.

    Na sexta-feira (20/06), o pré-candidato do PSB presidência da República, Eduardo Campos, comandará oficina sobre seu programa de governo sob o tema “Estado e democracia de alta intensidade”, no Hotel Transamérica, em São Paulo.

    O PSB de São Paulo realizará convenção estadual e deverá formalizar apoio à reeleição do governador Geraldo Alckmin (PSDB). A legenda ainda briga pelo posto de vice de Alckmin, posição que também é disputada pelo PSD, de Gilberto Kassab.

    No sábado (21/06), o destaque fica por conta da realização de convenções partidárias e da formalização de candidaturas ao pleito deste ano.

    O PT realizará a sua convenção nacional e formalizará a candidatura à reeleição de Dilma Rousseff, em Brasília. O evento contará com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

    O Solidariedade (SD) formalizará apoio à candidatura de Aécio Neves a presidente da República, na Casa de Portugal, em São Paulo.

    O PSOL realizará convenção nacional e definirá sua candidata a presidente, em Brasília. Após a desistência do senador Randolfe Rodrigues (AP), a legenda deve anunciar Luciana Genro (RS) ao Planalto.

    Em Minas, o PSB local realiza a sua convenção e define seu candidato ao governo. Júlio Delgado é o nome defendido por Eduardo Campos, porém, Marina Silva prefere Apolo Heringer.

    Matéria anteriorAtividades reduzidas em semana com jogo do Brasil e feriado
    Matéria seguinteDespedida do CNJ