Perspectivas da Agenda Semanal dos Poderes

    Na penúltima semana de setembro e faltando menos de duas semanas para o primeiro turno das eleições, a corrida eleitoral deve se intensificar e continuar ditando o ritmo da agenda política nacional. No Executivo, a presidente Dilma Rousseff (PT) viajará a Nova York (EUA) para participar da Assembleia Geral da ONU. No Legislativo, integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobrás devem se reunir com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) para discutir a liberação da delação premiada do ex-dirigente da Petrobrás, Paulo Roberto Costa.

                Na segunda-feira (22), a presidente Dilma, candidata à reeleição pelo PT, deverá fazer campanha em Minas Gerais, onde participará de carreata e caminhada em Ribeirão das Neves, e à noite viajará a Nova York. A candidata do PSB, Marina Silva, deve iniciar o dia em Brasília, onde se reunirá com ciclistas para debater formas alternativas de locomoção, e no final da tarde irá a São Paulo, onde debaterá o acesso à banda larga. O senador Aécio Neves, candidato ao Palácio do Planalto pelo PSDB, também deve fazer campanha em Minas Gerais, participando de carreata em Belo Horizonte, Betim e Contagem.

                Na terça-feira (23), Marina Silva participa de campanha nas três capitais da região sul do país – Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Já Aécio Neves fará campanha em Niterói, no Rio de Janeiro. Ainda há a expectativa de o IBOPE apresentar uma nova pesquisa sobre intenção de voto para presidente da República.

                A Fundação Getulio Vargas (FGV) deve divulgar três dados econômicos importantes, quais sejam: Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), Indicador de Expectativa de Inflação dos Consumidores e a Sondagem da Indústria.

                No poder Legislativo, integrantes da CPMI que investiga atos de corrupção na Petrobrás deve se reunir com o presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, e com o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, para discutir a divulgação da íntegra da delação premiada do ex-diretor de Refino da Petrobrás, Paulo Roberto Costa, que teria citado parlamentares, ministros e governadores nos esquemas de desvio de verbas da estatal.

                No Judiciário, o STF pode analisar inquéritos contra os deputados Eliene Lima (PSD/MT), Rodrigo Garcia (DEM/SP), Pedro Chaves (PMDB/GO), Paulo Cesar Quartiero (DEM/RR) e contra o senador Cássio Cunha Lima (PSDB/PB).

                A quarta-feira (24) inicia com o discurso inaugural da presidente Dilma Rousseff na Abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. No Brasil, Marina Silva se reúne com líderes sindicais em São Paulo e depois viaja ao Rio de Janeiro. Aécio Neves volta a Minas Gerais, onde fará campanha em Uberaba e Belo Horizonte. Há, ainda, a expectativa de que o Datafolha divulgue dados sobre a nova pesquisa sobre a eleição presidencial.

                Na área econômica, a FGV deve divulgar dados sobre o Índice Geral de Preços nas Capitais (IPC-S Capitais) e a Sondagem do Consumidor. Já o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) pode apresentar os dados sobre a pesquisa de emprego e desemprego.

                Na quinta-feira (25), Aécio Neves (PSDB) faz campanha na região sul do país, visitando as cidades de Santa Maria (RS), Caxias do Sul (RS), Blumenau (SC) e São José dos Pinhais (PR). Marina Silva vai a Madureira, no Rio de Janeiro, visitar a Central Única das Favelas.

                A FGV pode apresentar os dados sobre o Índice Nacional da Construção Civil (INCC) e a Sondagem da Construção. Já o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresenta os resultados da Pesquisa Mensal de Emprego. O Tesouro Nacional apresenta os dados sobre a dívida pública federal no mês de agosto.

                Na sexta-feira (26), Dilma Rousseff concederá entrevista a blogueiros no Palácio da Alvorada. Marina Silva vai a Minas Gerais fazer campanha pelo estado e Aécio Neves viajará a São Paulo para fazer campanha pela capital.

                Ainda há a expectativa de apresentação de dois dados econômicos, a saber: o IBGE apresenta os dados sobre o Índice de Preços ao Produtor nas Indústrias de Transformação e a FGV divulga os dados sobre a Sondagem do Comércio.

                No domingo (28), a Rede Record promove debate entre os candidatos à Presidencia da República.

     

    Fonte: Diap

    Matéria anteriorFMI alerta para aperto financeiro global
    Matéria seguinteDilma destacará índices sociais e Marco Civil na ONU