“Presidente do BC não é eleito pela população”

    O presidente nacional do PT, Rui Falcão, disse ao Valor que o Banco CENTRAL “não pode ser um Banco que formule a política econômica do país”. Segundo Falcão, “o presidente do Banco CENTRAL não é eleito pela população”.

    O presidente do PT confirmou defender um controle rigoroso para o capital especulativo: “É uma ideia minha. Não estabelecer nenhuma restrição ao investimento produtivo e ter limites e restrições ao capital meramente especulativo”, sugeriu. “Você tem que discutir com o empresariado, com o setor industrial. Tem dificuldades de ter investimento produtivo”, disse.

    Falcão negou ter declarado em entrevista que a política monetária é para quem tem voto: “Foi uma pergunta sobre se eu sou a favor da autonomia formal do BC. Eu falei que não. Que existe uma autonomia operacional e que para você ter um BC como se propõe, a política econômica é formulada por quem tem voto, que é o Executivo e o Legislativo”, afirmou.

    Perguntado sobre o fato de o mercado ter reagido negativamente às suas declarações, Falcão respondeu: “Atribuir isso a uma declaração minha, que não tenho nenhuma autoridade sobre a elaboração de políticas públicas que movimentam o mercado… Me desculpe. Menos, né?”. O presidente do PT participou da solenidade de posse do ministro Dias Toffolli na presidência do TSE.

     

    Fonte: Valor Econômico

    Matéria anteriorPara analistas, mudanças devem ir além da política econômica
    Matéria seguinteTombini vê Brasil preparado para normalização