‘Reforma da Previdência ajudou a colocar o assunto em discussão’

    Pre­si­den­te da Ica­tu Se­gu­ros, uma das mai­o­res se­gu­ra­do­ras independentes do País em pre­vi­dên­cia pri­va­da, Lucia­no Snel vê o se­tor se be­ne­fi­ci­an­do com a re­for­ma da Pre­vi­dên­cia, que o go­ver­no de Mi­chel Te­mer pre­ten­de apro­var até ou­tu­bro. ‘O gran­de be­ne­fí­cio é a ur­gên­cia de se pen­sar no as­sun­to’, diz. Segundo ele, há um mo­vi­men­to cres­cen­te de tra­ba­lha­do­res bus­can­do pla­no pri­va­do. A Ica­tu re­gis­trou al­ta de 315% na cap­ta­ção lí­qui­da de pre­vi­dên­cia nos cin­co pri­mei­ros me­ses des­te ano, an­te o mes­mo pe­río­do de 2016, so­man­do R$ 1,3 bi­lhão.

    Co­mo a re­for­ma da pre­vi­dên­cia im­pac­ta o se­tor?

    O gran­de be­ne­fí­cio da re­for­ma já che­gou, que é dar trans­pa­rên­cia e im­por­tân­cia ao te­ma. Ho­je, boa par­te dos bra­si­lei­ros dis­cu­te o que é a pre­vi­dên­cia, os pi­la­res de­la – go­ver­no, em­pre­sa e con­tri­buin­te -, lon­ge­vi­da­de e te­to de con­tri­bui­ção. O gran­de be­ne­fí­cio é es­sa ur­gên­cia de pen­sar so­bre o as­sun­to e to­mar al­gu­ma de­ci­são a res­pei­to.

    Mas qu­ais são os im­pac­tos prá­ti­cos? O se­tor vai cres­cer mais?

    Acre­di­to que sim. Es­sa re­si­li­ên­cia que o se­tor con­quis­tou nos úl­ti­mos anos, mes­mo du­ran­te a cri­se, já é fru­to do de­ba­te so­bre a re­for­ma. Já tem um flu­xo mai­or de no­vos par­ti­ci­pan­tes en­tran­do nos fun­dos de pre­vi­dên­cia pri­va­da.

    A re­for­ma de­ve im­pul­si­o­nar o cres­ci­men­to da Ica­tu?

    Ela é um ‘dri­ver’. Já co­me­çou a dar im­pac­to e acre­di­to que é uma va­riá­vel im­por­tan­te pa­ra o público. Mui­ta gen­te pen­sa no te­ma, mas às ve­zes pos­ter­ga a to­ma­da de de­ci­são. A re­for­ma da pre­vi­dên­cia tem da­do sen­so de ur­gên­cia pa­ra as pes­so­as fa­ze­rem al­go a res­pei­to.

    O ele­va­do ní­vel de de­sem­pre­go os obri­gou a re­pen­sar es­tra­té­gi­as pa­ra o seg­men­to cor­po­ra­ti­vo?

    Co­mo al­gu­mas em­pre­sas re­du­zi­ram seu cor­po de fun­ci­o­ná­ri­os, al­gu­mas pe­que­nas até fe­cha­ram as por­tas, a gen­te sen­tiu em al­guns ca­sos uma re­du­ção no nú­me­ro (de pla­nos de pre­vi­dên­cia con­tra­ta­dos pe­lo seg­men­to). Sen­ti­mos em di­fe­ren­tes se­to­res em va­ri­a­dos mo­men­tos. Os se­to­res que mais sen­ti­mos no ini­cio da cri­se foi o de óleo e gás e o da cons­tru­ção ci­vil. No de óleo e gás, mul­ti­na­ci­o­nais que ti­nham aca­ba­do de se ins­ta­lar no Brasil, en­cer­ra­ram seus pla­nos pre­vi­den­ciá­ri­os por­que fe­cha­ram as ope­ra­ções aqui.

    Há al­gum si­nal de re­to­ma­da na área?

    A im­pres­são é que o pi­or já pas­sou. No fim do pri­mei­ro se­mes­tre, co­me­ça­mos a ou­vir o em­pre­sa­ri­a­do vol­tan­do a fa­lar de in­ves­ti­men­to, fu­tu­ro, cap­ta­ções e emis­sões de dí­vi­das lá fo­ra.

    Fonte: O Estado de S. Paulo

    Matéria anteriorIlan: cenário ainda é favorável
    Matéria seguinteUnião quer reduzir auxílio-moradia de servidor