O Banco CENTRAL (BC) deve subir hoje a taxa básica de juros (Selic) em 0,5 ponto percentual, para 13,25% ao ano, segundo a expectativa da maior parte dos analistas. Para eles, a inflação persistente obrigará a autoridade monetária a manter o ciclo de alta de juros. O BC tenta ainda resgatar a credibilidade perdida nos últimos anos, quando a carestia esteve descontrolada, além de reduzir expectativas para 2016.
Na opinião do professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) José Luis Oreiro, as últimas declarações do presidente do BC, ALEXANDRE TOMBINI, têm sinalizado para uma elevação de 0,5 ponto na Selic. A autoridade monetária deve deixar aberta, ainda, a possibilidade de fazer mais uma alta de 0,25 ponto percentual, se a inflação continuar elevada.
Entretanto, na opinião de Oreiro, o mais prudente seria aumentar os juros em 0,25 ponto e analisar os resultados antes de tomar nova decisão. “A economia está em trajetória recessiva e deve terminar o ano em queda de 1%. O aumento da Selic agrava esse cenário. O país precisa sair desse atoleiro e, para isso, precisa de ações coordenadas do governo.” (AT)
Fonte: Correio Braziliense