Sérgio Belsito destaca a importância da sindicalização para os servidores

    Segundo presidente do Sinal no Rio de Janeiro, cenário atual é de perda de direitos trabalhista

    O programa Servidor + desta semana trata da importância da sindicalização para os servidores públicos. Para falar sobre o assunto, o entrevistado é o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) no Rio de Janeiro, Sérgio Belsito.

    Para Belsito, a sindicalização dos servidores, no atual cenário da política brasileira, é de extrema importância, pois somente desta forma será possível garantir os direitos dos trabalhadores.

    “Vemos que os governos querem desqualificar e enfraquecer os sindicatos. Não somente na parte financeira, como também na jurídica”, disse Belsito, que também é diretor jurídico do Sinal Nacional.

    O presidente do Sinal no Rio de Janeiro destacou que os sindicatos precisam melhorar a comunicação com os jovens que estão ingressando no serviço público, de forma que eles tenham a dimensão correta da importância da sindicalização, para salvaguardar os direitos trabalhistas.

    “É o sindicato que vai tentar tirar os servidores, sobretudo os mais novos, desta situação para a qual estamos caminhando, de perdas de direitos trabalhistas e previdenciários, de desestruturação da máquina pública, com o uso de terceirizados. Muitos jovens que estão se formando nas universidades não têm a percepção da importância do mutualismo.”

    No programa Servidor +, que pode ser assistido abaixo, Belsito falou ainda sobre a diversificação da atuação dos sindicatos brasileiros, dentro do cenário do fim da obrigatoriedade da contribuição sindical, e apontou os aspectos em que os servidores devem considerar para escolher um sindicato que os represente.

    Matéria anteriorServidores fazem lobby por benefícios ou promoção junto à equipe de transição
    Matéria seguinteCarreiras de Estado retomam proposta de negociação salarial