Servidores do Banco Central planejam paralisação e entrega de cargos

    por: SBT News |03/01/2022 às 15:30

    Grupo se soma às categorias que iniciaram debandada após aumento a policiais

    Uma das principais reivindicações é o reajuste salarial dos cargos de analista e técnico do Banco Central | Raphael Ribeiro/BCBUma das principais reivindicações é o reajuste salarial dos cargos de analista e técnico do Banco Central | Raphael Ribeiro/BCB

    Os servidores do Banco Central (BC) se organizam para fazer uma paralisação no mês de janeiro. O motivo é o reajuste salarial de R$ 1,7 bilhão definido pelo Orçamento de 2022 para policiais federais. Em 18 de janeiro, segundo o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), vai haver protesto em Brasília.

    Uma das principais reivindicações é o reajuste salarial dos cargos de analista e técnico do Banco Central.

    “Os policiais federais e os servidores da Receita Federal terão reajuste salarial em 2022, aprofundando ainda mais as diferenças remuneratórias entre o BC e carreiras congêneres; Já houve acordo na questão dos 28,86% para os servidores da Receita Federal, os do Tesouro Nacional, os Policiais Rodoviários Federais, os da Controladoria-Geral da União etc., mas não houve negociação para os servidores do Banco Central do Brasil”, segundo comunicado do Sinal.

    O texto, divulgado no site do Sinal, inclui críticas a atuação do presidente do Banco Central por não defender a categoria na elaboração do Orçamento de 2022 e critica email enviado pelo presidente aos funcionários e convoca os servidores para a mobilização em 18 de janeiro, com atividades virtuais e protesto presencial.

    “Ainda sobre o referido e-mail de fim de ano, destacamos uma frase do Presidente do BC com a qual o Sinal concorda: “não existe espaço para lamentações”. Realmente não adianta lamentar, desabafar no WhatsApp. O único caminho real para resolvermos nossos problemas atuais é o das mobilizações!”, ressalta o comunicado do sindicato.

    Fonte: SBT News

    Matéria anteriorServidores do BC devem entregar 500 cargos no final de janeiro
    Matéria seguinteServidores do Banco Central entregam cargos e anunciam mobilização