Servidores do BC fazem ato e ameaçam entrar em “operação diferenciada”

    Fernanda Strickland
    postado em 13/09/2022 11:26

    Os servidores do Banco Central (BC) farão dois atos virtuais nacionais nesta terça-feira (13/9) e quarta-feira (14), em protesto contra a demora do governo federal em enviar a Medida Provisória da Reestruturação de Carreira do BC para o Congresso Nacional. A expectativa, segundo o sindicato da categoria, é de adesão majoritária ao movimento.

    O presidente Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Fábio Faiad, disse que ainda não haverá paralisação de nenhum serviço do BC, por se tratar apenas de um alerta, mas a categoria ameaça entrar em “operação diferenciada” a partir do dia 27, dificultando alguns processos de trabalho da autarquia. “É o último alerta! Os servidores do BC estão cobrando uma reunião urgente com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, a fim de resolver o pleito da reestruturação de carreira de uma vez por todas”, afirmou.

    Uso eleitoral do Pix

    O Sinal aproveitou para repudiar, novamente, o uso eleitoral do Pix por certos grupos políticos. “Tal sistema de pagamento instantâneo foi criado e implementado pelos Analistas e Técnicos do Banco Central do Brasil — ou seja, por servidores concursados de estado, não pelo atual governante ou por qualquer outro governo.”

    Vale lembrar que o início do projeto do Pix é bem anterior ao mandato do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). A portaria do Banco Central nº 97.909, que instituiu o grupo de trabalho para desenvolver uma ferramenta interbancária de pagamento instantâneo, foi publicada em 3 de maio de 2018, muito antes da eleição do atual governo.

    Fonte: Correio Braziliense

     

    Matéria anteriorSERVIDORES DO BANCO CENTRAL PROTESTAM POR REESTRUTURAÇÃO DE CARREIRA
    Matéria seguinteServidores do Banco Central voltam a realizar protestos