Servidores entregam 10 emendas para mudar a PEC 6 e pedem transição igual à de militares

    Manutenção da idade mínima, retirada da capitalização e impedimento para militares da reserva sejam chamados para cargos civis são algumas das sugestões apresentadas

    Por PALOMA SAVEDRA

    Comissão Especial para tratar da PEC 6 foi instalada na quinta-feira
    Comissão Especial para tratar da PEC 6 foi instalada na quinta-feira – Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

    Rio – As articulações do funcionalismo público para alterar pontos da proposta da Reforma da Previdência já começaram na Comissão Especial. O Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) elaborou dez emendas à PEC 6 e integrantes da entidade colhem assinaturas de parlamentares (são necessárias 171 para que sejam aceitas). Entre as sugestões de aditivos está a criação de uma regra de transição — para quem entrou no serviço antes de 2004 e para os demais servidores — igual à prevista para as Forças Armadas: um pedágio de 17% sobre o tempo que falta para a aposentadoria.

    Também está sendo proposta a retirada do texto da PEC 6 da possibilidade de convocação de militares da reserva para qualquer cargo civil. Segundo o Fonacate, a medida fere a Constituição e “supre, indiscriminadamente, suposta insuficiência de servidores” e “representa retrocesso no princípio do concurso público”.

     Fonte: O Dia

     

    Matéria anteriorElite do funcionalismo público articula lobby contra Previdência
    Matéria seguinteOs 132 anos da Festa do Cururuquara, o 13 de Maio e o CNAB