Servidores protestam

    VERA BATISTA

    Servidores de vários estados e de diferentes categorias fizeram, ontem, um ato em frente ao Ministério do Planejamento. Com o lema “Sem o nosso time, o Brasil não entra em campo”, a manifestação teve como principal objetivo reivindicar um encontro entre as entidades sindicais e a chefe da pasta, Miriam Belchior, para discutir a pauta de oito itens protocolada em 24 de janeiro. Apesar da pressão, os funcionários públicos saíram de lá, mais de quatro horas depois, apenas com a possibilidade de falar com a ministra em breve e com a promessa de que receberão uma resposta por escrito até o fim deste mês.

    A princípio, Miriam não sinalizou qualquer intenção de dialogar com os manifestantes. Mas, diante da ameaça deles de não arredar o pé dali sem uma conversa presencial, uma comissão de 13 servidores acabou tendo a permissão para entrar no ministério. Mas eles não falaram com a ministra. Ela transferiu a tarefa ao secretário de Relações do Trabalho da pasta e negociador oficial, Sérgio Mendonça, com quem o funcionalismo vem falando desde o ano passado, sem resultados práticos, segundo os sindicalistas. 

    Conforme Sérgio Ronaldo da Silva, diretor da Confederação Nacional dos Servidores Federais (Condsef), se o retorno do governo não for satisfatório, a possibilidade de o funcionalismo cruzar os braços fica mais forte. “Vamos nos reunir com o fórum dos servidores e discutir se partimos para uma greve nacional ou se esperamos até 2015”, adiantou ele. 

    A presidente do Sindicato dos Servidores Administrativos da Polícia Federal (SinpecPF), Leilane Oliveira, disse que, apesar de ter considerado o desfecho do ato uma vitória, não houve novidades. “O próprio Sérgio Mendonça disse, durante a reunião, que o governo já tem uma opinião sobre a nossa pauta, mas não revelou qual era. Portanto, tudo que vão falar no fim do mês já está alinhavado”, destacou.

    Pleitos
    Entre os pontos principais da pauta, os servidores reivindicam a antecipação para 2014 da parcela de reajuste de 2015, a definição de data-base e uma política salarial permanente. De acordo com assessoria de imprensa do ministério, o encontro de ontem apenas sinalizou que “as negociações entre o governo e os trabalhadores continuam”. Participaram do ato 500 pessoas, nos cálculos da Polícia Militar (1,5 mil, segundo os organizadores).

     

    Fonte: Correio Braziliense

    Matéria anteriorFGTS terá ação única
    Matéria seguinteServidores federais ameaçam fazer greve