Conselho Monetário Nacional aprovou novas regras de portabilidade
GABRIELA VALENTE
valente@bsb.oglobo.com.br
-BRASÍLIA- O governo decidiu permitir que brasileiros recebam salários em instituições não bancárias. O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou ontem uma resolução que autoriza o trabalhador a fazer a portabilidade do seu salário para instituições de pagamentos a partir do dia 1º de julho. Com isso, fica permitido receber o dinheiro por meio de cartões pré-pagos de empresas que não são bancos, como fintechs (start-ups financeiras) como NuBank e até serviços como o Paypall e o PagSeguro.
— Portabilidade do salário já era possível. A novidade é que, agora, pode transferir para conta de pagamentos e não apenas conta-corrente — disse a chefe do departamento de Normas do BC, Silvia Marques. — Oferece mais de opções ao beneficiário. Hoje, ele já pode escolher o banco e, agora, vai poder escolher também uma instituição de pagamento.
Outra mudança aprovada é que o trabalhador poderá solicitar a portabilidade na instituição de destino. Antes, o correntista tinha de ir até ao banco que o empregador escolheu e pedir a transferência para outro.
Fonte: O Globo