O Sinal lançou no último dia 18 de junho, nas redes sociais, campanha de valorização do servidor do Banco Central do Brasil. O objetivo é levar à população informações sobre como o corpo funcional da Autarquia está presente no dia a dia da sociedade, democratizando o acesso ao sistema financeiro e defendendo os interesses do cidadão e do país, em especial neste momento de luta contra a Covid-19.
Novas peças serão divulgadas às terças e quintas-feiras. Você poderá acompanhar por aqui e encontrá-las nas nossas páginas no Facebook e no Instagram, por meio das tags #OrgulhodeserBCB #OrgulhodeserBC #Orgulhodeserservidor #ServidorespeloBrasil #Servidorescontraocorona e #Juntossomosmaisfortes.
Os servidores do Banco Central têm como uma de suas missões garantir a estabilidade e a solidez do Sistema Financeiro Nacional. Criamos normas, monitoramos e fiscalizamos todas as instituições financeiras que atuam no Brasil. Trabalhamos preventivamente, seguindo rígidos padrões internacionais, buscando como meta que cada cidadão brasileiro possa estar tranquilo de que o seu dinheiro está seguro em sua conta bancária.
Um dos objetivos fundamentais do Banco Central é o de assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda, ou seja, na prática, manter a inflação sob controle, próxima das metas estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional.
Para alcançar esse objetivo, os servidores do BC analisam as variações do mercado e preparam relatórios minuciosos para subsidiar as deliberações do Comitê de Política Monetária (COPOM), formado pelos membros da diretoria do Banco, que visam manter controle sobre o custo do dinheiro (taxas de juros) e a quantidade de dinheiro (condições de liquidez) na economia.
A inflação controlada traz benefícios incalculáveis à sociedade brasileira, especialmente para a parcela mais vulnerável economicamente, garantindo aos cidadãos que sua renda não perderá o poder de compra de uma hora para outra, possibilitando melhor planejamento de sua vida financeira, e à economia, tornando-a mais competitiva.
O Sistema de Informações de Crédito (SCR) do Banco Central é um dos maiores bancos de dados do mundo sobre as operações de crédito realizadas em um país, com mais de 170 milhões de consultas/mês. Além de ajudar o cidadão a ter um maior controle sobre seu relacionamento com o sistema financeiro, por meio do Registrato, é uma importante ferramenta para supervisão bancária, favorecendo a solidez do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e facilitando a tomada de decisão nos processos de concessão de crédito.
Você abriu uma conta e não sabe se a encerrou? Quer saber se tem dívida em alguma instituição financeira? Ou, ainda, consultar operações de câmbio? Você pode ter essas e outras informações visitando a página Minha Vida Financeira, no Portal do Banco Central, e cadastrando-se no sistema chamado Registrato, que também pode ser acessado por meio do internet banking ou do app do seu banco. Estar bem informado sobre sua situação financeira é o primeiro passo para organizar essa importante parte da sua vida. Saiba mais no link da bio.
Os servidores do Banco Central trabalham para que não faltem cédulas e moedas em nenhum recanto do Brasil. Para atender à demanda de um país de tamanho continental é preciso planejar desde a quantidade a ser fabricada, até a remessa aos bancos, que cuidam da distribuição. Para chegar às suas mãos, o dinheiro percorre um longo caminho e são os servidores do BC, com profissionalismo e qualidade, que garantem mais esse serviço à sociedade.