Campanha de Valorização dos servidores do BC

Acompanhe e compartilhe através das nossas redes sociais:

O Sinal lançou no último dia 18 de junho, nas redes sociais, campanha de valorização do servidor do Banco Central do Brasil. O objetivo é levar à população informações sobre como o corpo funcional da Autarquia está presente no dia a dia da sociedade, democratizando o acesso ao sistema financeiro e defendendo os interesses do cidadão e do país, em especial neste momento de luta contra a Covid-19.

Novas peças serão divulgadas às terças e quintas-feiras. Você poderá acompanhar por aqui e encontrá-las nas nossas páginas no Facebook e no Instagram, por meio das tags #OrgulhodeserBCB #OrgulhodeserBC #Orgulhodeserservidor #ServidorespeloBrasil #Servidorescontraocorona e #Juntossomosmaisfortes.

Os servidores do Banco Central têm como uma de suas missões garantir a estabilidade e a solidez do Sistema Financeiro Nacional. Criamos normas, monitoramos e fiscalizamos todas as instituições financeiras que atuam no Brasil. Trabalhamos preventivamente, seguindo rígidos padrões internacionais, buscando como meta que cada cidadão brasileiro possa estar tranquilo de que o seu dinheiro está seguro em sua conta bancária.

https://bit.ly/30wHMLT

Um dos objetivos fundamentais do Banco Central é o de assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda, ou seja, na prática, manter a inflação sob controle, próxima das metas estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional.

Para alcançar esse objetivo, os servidores do BC analisam as variações do mercado e preparam relatórios minuciosos para subsidiar as deliberações do Comitê de Política Monetária (COPOM), formado pelos membros da diretoria do Banco, que visam manter controle sobre o custo do dinheiro (taxas de juros) e a quantidade de dinheiro (condições de liquidez) na economia.
A inflação controlada traz benefícios incalculáveis à sociedade brasileira, especialmente para a parcela mais vulnerável economicamente, garantindo aos cidadãos que sua renda não perderá o poder de compra de uma hora para outra, possibilitando melhor planejamento de sua vida financeira, e à economia, tornando-a mais competitiva.

https://bit.ly/2ChjhKw

O Sistema de Informações de Crédito (SCR) do Banco Central é um dos maiores bancos de dados do mundo sobre as operações de crédito realizadas em um país, com mais de 170 milhões de consultas/mês. Além de ajudar o cidadão a ter um maior controle sobre seu relacionamento com o sistema financeiro, por meio do Registrato, é uma importante ferramenta para supervisão bancária, favorecendo a solidez do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e facilitando a tomada de decisão nos processos de concessão de crédito.

https://bit.ly/304R6q2

Você abriu uma conta e não sabe se a encerrou? Quer saber se tem dívida em alguma instituição financeira? Ou, ainda, consultar operações de câmbio? Você pode ter essas e outras informações visitando a página Minha Vida Financeira, no Portal do Banco Central, e cadastrando-se no sistema chamado Registrato, que também pode ser acessado por meio do internet banking ou do app do seu banco. Estar bem informado sobre sua situação financeira é o primeiro passo para organizar essa importante parte da sua vida. Saiba mais no link da bio.

https://bit.ly/3gGz6ZD

Os servidores do Banco Central trabalham para que não faltem cédulas e moedas em nenhum recanto do Brasil. Para atender à demanda de um país de tamanho continental é preciso planejar desde a quantidade a ser fabricada, até a remessa aos bancos, que cuidam da distribuição. Para chegar às suas mãos, o dinheiro percorre um longo caminho e são os servidores do BC, com profissionalismo e qualidade, que garantem mais esse serviço à sociedade.

O Brasil é referência mundial em qualidade, eficiência e segurança na prestação de serviços de tecnologia bancária. Resultado do trabalho dos servidores do Banco Central para que o cidadão usufrua plenamente de seus recursos e honre seus compromissos financeiros, até mesmo sem sair de sua casa.

Alto relevo. Microimpressões. Fio de Segurança. Marca D’água. Esses são apenas alguns dos elementos de segurança das cédulas brasileiras. Você os conhece? Eles são fundamentais para garantir a força da nossa moeda e evitar falsificações.

Você tem um cheque devolvido por falta de recursos e quer saber em que situação ele está? O Banco Central disponibiliza em seu site o relatório Cheques sem Fundos (CCF), que contém informações sobre os cheques devolvidos. Saiba mais e divulgue para ajudar alguém a regularizar sua situação financeira.

Quer saber o que os servidores do Banco Central têm feito para amenizar os efeitos do #coronavírus na economia brasileira, e, consequentemente, na sua vida? Acesse o link a seguir e acompanhe!


Os servidores do Banco Central (BC) apoiam você, cidadão, na defesa de seus direitos e no combate às possíveis irregularidades praticadas pelos bancos e demais instituições financeiras.

Para isso, entre outras medidas, o BC disponibiliza o “Fale Conosco”, onde é possível registrar e acompanhar a solução para sua reclamação, bem como o “Ranking das Reclamações”, no qual é possível conferir, para determinado período, quais foram as instituições pior avaliadas e quais as reclamações mais comuns dos clientes, sendo que tudo isso é utilizado pelo BC para o aprimoramento de sua própria atuação.