Desafios do Sistema Financeiro Nacional

    desafios-do-sistemaLançado recentemente pela editora Campus/Elsevier, o livro “Desafios do Sistema Financeiro Nacional: o que falta para colher os benefícios da estabilidade conquistada” foi organizado pelos servidores José Renato Nunes Barros e Alessandra von Borowski Dodl, da Gerência Técnica do Deorf, no Rio de Janeiro.

    Com prefácio da jornalista Miriam Leitão, traz dez capítulos escritos a várias mãos, a maioria, por servidores do Banco Central do Brasil de diferentes departamentos.

    Em linguagem acessível e direta, pautado nas visões independentes de seus autores, o livro trata de temas relacionados ao Sistema Financeiro Nacional(SFN), lançando à reflexão questões-chave que estimulam o debate crítico por órgãos reguladores, players, governo e sociedade sobre o papel mais amplo que o SFN deve cumprir na economia e como superar os entraves que dificultam a conquista de benefícios mais expressivos pela melhoria do funcionamento e da gestão do sistema.

    O livro chama a atenção, e suscita o debate, para os problemas decorrentes da necessária, porém excessivamente prolongada, restrita e, até mesmo, obsessiva ênfase na estabilidade (monetária e financeira). “Hábito” consolidado em momentos históricos condizentes com tal atitude, essa postura vem se perpetuando na “memória institucional” e, assim dificultando ou impedindo a inovação e a maior competição no SFN, abrindo espaço, paradoxalmente, a recorrentes ciclos de ameaça à própria estabilidade conquistada.

    À venda nas livrarias em todo o país, pode ser adquirido, também, no formato digital (e-book) nos sites das grandes redes e em sites especializados, como no “gato sabido”, para quem não dispensa o prazer da leitura em tablets como no ipad.

    Matéria anteriorMandalas Cerâmicas, do Ateliê de Cerâmica Terramãe
    Matéria seguinteD. Almina Arraes e sua cartilha de informática