Edição 991 – 19/03/2019

Gestão dos Recursos do Sinal-DF – Período dez/2012 a dez/2018


Aos Filiados do Sinal-DF,

Ref.: Gestão dos Recursos do Sinal-DF – período de Dez/2012 a Dez/2018

Passadas 4 gestões, gostaríamos de mostrar aos nossos filiados como foram geridas as contas do Sindicato nesse período e como evoluiu o nosso Patrimônio Social, cujas disponibilidades, em sua maioria, estão aplicadas em fundos de investimento.

Vale relembrar que em 2011 houve a decisão (mediante consulta aos filiados) de se devolver parte do superávit. Ou seja, o superávit operacional (derivado das contribuições), sem incluir qualquer rendimento decorrente de nossas aplicações financeiras, apurado em 2010 e em 2011.

Essa devolução foi realizada em 2012, nos meses de janeiro (superávit de 2010) e setembro (superávit de 2011) e totalizou R$ 229,81 mil, causando correspondente redução no patrimônio social e amenizando o custo assumido por nossos filiados para a manutenção do sindicato. Por essa razão, o período de nossa análise se inicia em dez/2012.

Evolução das Despesas:

Nossa principal conta de despesas é com pessoal, nesse período de 8 anos foram mantidos 4 colaboradores até março/2018, de março a setembro de 2018, contávamos com 5 colaboradores, foi quando houve uma aposentadoria na equipe (voltamos ao efetivo de 4 colaboradores). Não há previsão de novas contratações, exceto possivelmente a de algum estagiário.

A conta de despesas com dirigentes cresceu, pois em 2012, o então Presidente Regional, José Ricardo, também exercia a Direção Nacional de Relações Externas, com liberação total sendo sua despesa custeada integralmente pelo Sinal Nacional. No biênio 2013-2015, o então presidente regional Max Meira não acumulou cargo na direção nacional, sendo sua licença arcada integralmente pelo Sinal-DF. Atualmente, a Presidente Regional, Rita Girão, também faz parte do quadro da Diretoria Executiva Nacional. Porém, devido a restrições orçamentárias do Sinal Nacional, o Sinal-DF custeia 55,2% dos seus proventos totais.

Sobre esse ponto, cumpre esclarecer que entendemos ser de fundamental importância que o presidente regional do Sinal-DF possa estar liberado para dedicar-se exclusivamente ao trabalho sindical, seja às custas do Sinal Nacional, como foi o caso do José Ricardo, ou bancado pelo próprio Sinal-DF, como aconteceu com o Max, ou ainda, que seja dividindo-se o custo entre as duas entidades, como está sendo com a Presidente Rita Girão.

As despesas com serviços técnicos especializados, referem-se principalmente à Assessoria Jurídica e Assessoria Administrativa e Sindical (cujo contrato foi recentemente renegociado em fevereiro de 2018, com redução de 20%).

Evolução do Patrimônio Social:

O patrimônio social do Sinal-DF cresceu 101,83% no período de 8 anos, entre dez/2012 e dez/2018. A variação do CDI no mesmo período foi de 80,85%, o que mostra uma evolução positiva de 25,94% acima da taxa CDI no período. Demonstramos com ações concretas nosso respeito aos recursos dos filiados e cuidamos de administrá-lo com bastante critério e prudência.

Finalmente, prestamos contas desses 4 mandatos, demonstrando sempre elevada transparência no trato com os recursos de nossos filiados. Uma de nossas primeiras medidas, quando assumimos a gestão financeira do Sinal-DF foi a criação do Demonstrativo Financeiro Mensal, onde fizemos questão de divulgar de forma detalhada e explicada a toda a comunidade todos os nossos gastos mensais e a evolução de nossas aplicações, com links para arquivos com as notas fiscais e demais documentos contábeis desde o início da gestão e que são mantidos à disposição dos filiados para consulta a qualquer momento.

Procuramos fazer sempre o melhor para nossos filiados. Buscamos, após enquete junto aos filiados, melhor direcionar nossos gastos, ajustando-os dentro das expectativas dos filiados, como, por exemplo, com a contratação do Legis Club (clube de vantagens) cujo convênio foi firmado em 2018, e que oferece largo espectro de promoções de descontos, como a promoção “Tanque Cheio”, com expressivo desconto no preço do combustível, e convênios de descontos com escolas e vários outros tipos de estabelecimentos comerciais. Além disso, contratamos o escritório Estillac para prestação gratuita de serviços de assistência jurídica aos nossos filiados.

Evolução das Receitas:

As receitas do Sinal-DF provêm principalmente da contribuição de filiados e experimentou um acréscimo de 43% ao longo desses 8 anos, devido, sobretudo, aos reajustes salariais que conquistamos, há que se ressaltar, graças aos esforços da categoria sob a condução do Sinal.

Os rendimentos de aplicações financeiras no período 2012-2018 apresentaram acréscimo de 40% e, computando-se outras receitas e o desconto de 5% para compor as reservas de contingência, as receitas totais apresentaram um incremento de 43% no período.

Quadro de Filiados

Olhando-se sob o aspecto do quadro de filiados, comparando-se dez/2018 (1.392 filiados) com dez/2012 (1.407 filiados), houve redução de apenas 1% no número total de filiados. Porém, no período de 2013 a 2017, nosso quadro chegou a alcançar 1.559 filiados. Em dezembro de 2017 tínhamos 1.459 filiados e em dezembro de 2018 contabilizamos 1.392 filiados, o que representa uma significativa redução se comparado ao pico que havíamos alcançado ao longo desse período. É importante alertar à categoria que o Sinal-DF corre riscos caso continuem os pedidos de desfiliação a crescer no ritmo em que ocorreram nos anos de 2016 e 2017.

O presente quadro requer, portanto, um chamamento de toda a categoria a se fazer presente de forma solidária e ativa tanto na repartição dos custos de manutenção de seu sindicato como na participação direta em suas iniciativas e embates com o governo, especialmente neste momento em que os reajustes que conquistamos na última negociação já se encerraram e só nos restam pela frente duas prometidas reduções salariais: o aumento das despesas do servidor com o PASBC e o aumento dos descontos da CPSS. Precisamos nos unir e aderir ativamente à luta do Sinal em defesa dos direitos de toda a nossa categoria. Filie-se ao Sinal. Juntos somos mais fortes!

Gregório Alberto Saiz Lopes – Diretor Financeiro

Conselho Regional do Sinal-DF, Gestão 2017-2019

1.381 FILIADOS EM BRASÍLIA

Edições Anteriores
Matéria anteriorÉ HOJE! – AGN DEFINIRÁ PAUTA REIVINDICATÓRIA DA CATEGORIA
Matéria seguinteAGN: está aberta votação eletrônica da pauta reivindicatória; participe