Edição 429 - 26/06/2015

Governo Propõe Reajuste de Servidores / Pauta de Reivindicações da 26ª AND / Resultado da AGN-AGR de 25/06


Sinal-DF Informa de 26/06/2015 – edição especial

Governo Propõe Reajuste de Servidores

O Secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, se reuniu, na tarde desta quinta-feira (25/6), com membros de 49 entidades representativas dos servidores públicos federais. A reunião foi agendada, com apenas um dia de antecedência, para o governo apresentar uma contraproposta às reivindicações da campanha salarial de 2015.

Sérgio Mendonça apresentou a proposta de 21,3% de ajuste em quatro anos: 5,5% em 2016, 5% em 2017, 4,75% em 2018 e 4,5% em 2019.

Outros itens da pauta, como reajuste dos benefícios (ticket alimentação, vale creche, entre outros), não foram discutidos e, conforme apresentado pelo governo, dependerão da aprovação das propostas de reajuste salarial.

As entidades representativas estão avaliando a proposta apresentadas e o encaminhamento às suas bases.

Pauta de Reivindicações da 26ª AND

O Sinal convoca AGN para completar a decisão sobre a pauta de reivindicações derivada da 26ª AND, realizada em novembro de 2014, em Manaus.

A assembleia terá duração de seis dias (9 horas do dia 25 às 18 horas de 30.6.2015) e apreciará, exclusivamente por meio eletrônico, 44 questões formuladas pelo sindicato, indicando a inclusão ou não de cada uma delas na pauta da categoria.

Acesse:
http://www.sinal.org.br/votacao/AGN_AND_2014/form_voto.asp

Não deixe de participar!

Os Pórticos Detector de Metais e RX e sua Saúde

Vários servidores participaram do debate com Deseg para esclarecer dúvidas e perguntas dos servidores em relação sobre Pórtico de Detecção de Metais e escaneamento de bolsas e bagagens em equipamento de RX.

http://www.sinal.org.br/brasilia/imagens/DSCN5178.JPG

O Chefe do Deseg, Gontron Magalhaes Junior, apresentou todo o trabalho realizado para a implementação do sistema de segurança (matriz de risco e benchmarking com outros órgãos públicos). Trouxe também, representante do CNEN – Comissão Nacional de Energia Nuclear para atestar a segurança dos equipamentos. Não convenceu os servidores presentes. Deixando a discussão bastante acalorada em vários momentos. Ficou claro o desejo do servidor, que não vê risco de violência que justifique a aplicação de tal medida que arrisque sua saúde no longo prazo.

Basicamente, o Sinal demandou do Deseg e do Dirad, na pessoa do Chefe de Gabinete Marcelo Cota ali presente, que revisse o regulamento, de forma a excetuar da revista os servidores, menores e terceirizados, aos moldes do que ocorre em outros órgãos públicos como Câmara, Senado, STJ. A exemplo do disposto na resolução nº 176 do CNJ (entregue ao Deseg), que Institui o Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário, a saber:

Art. 9º Recomenda-se que os Tribunais adotem, no âmbito de suas competências, assim que possível, as seguintes medidas mínimas para a segurança e magistrados:

IV – instalação de aparelho detector de metais, aos quais devem se submeter todos que acessarem as dependências, exceto os previstos no inciso III do art. 3º da Lei 12.694/12 e os magistrados e servidores que tenham lotação ou sede de seus cargos e funções nas dependências do fórum ou tribunal onde está instalado o detector de metais;

Também requereu que se faça valer o compromisso dado pelo Diretor de Administração, Altamir Lopes, que em reunião com a Presidente e o Diretor Secretário Sinal DF, Rita Girão e José Ricardo Costa e Silva, afirmou que o servidor que não se sentisse confortável em se submeter aos equipamentos de segurança deveria assinar um termo de compromisso que o isentaria.

http://www.sinal.org.br/brasilia/imagens/DSCN5162.JPG

http://www.sinal.org.br/brasilia/imagens/DSCN5161.JPG

http://www.sinal.org.br/brasilia/imagens/DSCN5165.JPG

Assembleia em Brasília, realizada ontem pela manhã, decidiu por paralisação parcial

A AGN-AGR realizada ontem em Brasília, rejeitou greve de 24 horas e decidiu por paralisação parcial no período da manhã, com participação em debate com o Deseg sobre o sistema de detecção de metais e de escaneamento de bagagem por raio-x e vigília a partir de 14h00 para acompanhar a reunião de negociação com o MPOG. (veja ata).

http://www.sinal.org.br/brasilia/imagens/DSCN5156.JPG

Rita Girão Guimarães
Presidente do Conselho Regional do Sinal
Seção Regional Brasília

1.522 filiados em Brasília

Edições Anteriores
Matéria anteriorPara pensar no fim de semana
Matéria seguinteSinalBH informa 379/2015 – O que você quer? Afinal, somos uma categoria?