Edição 567 – 11/03/2016

AÇÃO 329 – URV – Esclarecimentos Adicionais


Sinal-DF Informa de 11/03/2016

Divulgamos no Sinal-DF Informa 566, orientação sobre como declarar o valor recebido pelos beneficiados pela ação na declaração para o Imposto de Renda 2016, ano base 2015.

Uma das dificuldades, era o acesso ao valor dos honorários advocatícios, apartados do comprovante de pagamento da RPV – Requisição de Pequeno Valor, que autorizou o recebimento, à época.

No informativo acima, sugerimos um cálculo, que pode divergir do valor efetivamente pago, devido ao acréscimo da correção, dependendo da época do saque do valor. Portanto, sugerimos que aqueles que seguiram o cálculo recomendado, retifiquem a informação declarando corretamente o valor dos honorários conforme a consulta divulgada a seguir. Para os servidores que receberam pelo Banco do Brasil, que terão que se utilizar do cálculo sugerido, adicionar a correção recebida como parcela do “valor recebido”, que corresponde aos 92% da RPV, base do cálculo dos honorários.

Com o intuito de facilitar o acesso à informação correta à maioria dos beneficiados pela ação, que receberam pela Caixa Econômica Federal (mais de 98%, segundo o Escritório Antonio e Carlos), foi disponilizado pelo referido escritório arquivo digitalizado, com a lista dos honorários pagos por intermédio da CEF ao referido Escritório.

Procedimento para buscar sua informação sobre honorários advocatícios pagos:

1) Abrir o arquivo PDF (pode demorar devido ao tamanho);
2) clicar no botão direito do mouse e selecionar a função “localizar”, clicar com o botão esquerdo sobre a função: irá se abrir uma janela no canto superior direito da tela, com o nome “localizar”;
3) informar o número do processo do precatório no campo aberto na janela (veja figura anexa) ; essa informação estará no seu comprovante de pagamento do RPV, logo abaixo da identificação da Vara (1ª Região, 22ª Vara), o nome do campo no comprovante é “NU Processo”. Observação: não se trata do número da “Ação Originária” iniciado por “0001999”;
4) Após digitar no campo aberto o número do processo, clicar no botão “próximo”;
5) O cursor irá se posicionar sobre o número do processo localizado, com destaque na cor de fundo do campo; à esquerda do campo com destaque, consta, na coluna denominada “saldo” o valor dos honorários advocatícios pagos;
6) Se quiser declarar os honorários basta seguir a orientação divulgada no informativo citado acima.

Caso tenha dificuldade com o procedimento acima descrito, solicite a informação do valor dos honorários dessa Ação, à Equipe do Sinal-DF, pelos telefones (61) 3224-3417, (61) 3225-0637, mas lembre-se, terá que estar com o número do processo do RPV, pois não temos acesso essa informação.

Quando à emissão de comprovante de pagamento da RPV para aqueles servidores que a receberam pelo pelo Banco do Brasil, fomos informados, por colegas que procuraram a Agência Bacen 5.197-7 (Stilo), munidos de documento de identidade e CPF, que o BB emite o documento válido para a Receita Federal, solicitar atendimento pelo funcionário Célio.

Filie-se ao Sinal, juntos somos mais fortes.

Rita Girão Guimarães
Presidente do Conselho Regional
Seção Regional Brasília

1.497 filiados em Brasília

Edições Anteriores
Matéria anteriorManutenção preventiva em servidor que hospeda os serviços de informática do Sinal
Matéria seguinteManutenção no portal