Edição 106 - 15/05/2015

Assembleia Ato

A Assembleia Ato aconteceu no 2º subsolo do Ed. Sede em Brasília, (com registro na lista de presença de 35 assinaturas) e deliberou pelo deslocamento até a esplanada dos Ministérios, Bloco C, onde estava acontecendo a reunião com o MPOG.

http://www.sinal.org.br/brasilia/imagens/img_sa_106_04.jpg

Constavam da representação do Sinal, colegas de Brasília, Salvador, Belém, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e outras regionais. Também presente o grupo da Comissão de Aprovados no último concurso. Houve manifestação também nas demais Seções Regionais do Sinal.

http://www.sinal.org.br/brasilia/imagens/img_sa_106_05.jpg

Reunião do MPOG

Os representantes das 32 entidades trataram no MPOG de pauta com dois blocos:

1. Bloco Negocial: Os representantes sindicais expuseram os problemas relativos a negociação coletiva e regulamentação da 151 da OIT. O governo pontuou que organização sindical e financiamento estão sendo discutidos na câmara bipartite. E já existe minuta sobre o financiamento sindical dos servidores. A contribuição obrigatória está em discussão no judiciário. Os demais temas, como negociação coletiva e direito de greve, estão em discussão no âmbito legislativo. Em resumo, a fala do governo foi no sentido de mostrar que o assunto é complexo e que este fórum de discussão não é considerado adequado. Como a regulamentação da 151 envolve estados e municípios, não querem tratar com os representantes federais, mas sim com as centrais sindicais.

2. Benefícios: o governo trouxe dados sobre o auxílio creche e o auxílio alimentação, apresentou algumas simulações de reajuste e o impacto que gerariam no orçamento. Foi apresentada a simulação de alteração do auxílio alimentação de 373 para 455 reais, o que impactará o orçamento em 583 milhões. O auxilio creche, cujo valor de 77,07 está congelado desde 1995, foi simulado considerando a pesquisa do Fundeb, que levaria esse valor para 321 reais, neste caso, o impacto seria de 283 milhões. As simulações apresentadas consideraram a vigência a partir de 01/01/2016.

Mesmo considerando as simulações de reajuste, ainda estaríamos distante da equiparação entre os poderes.

 http://www.sinal.org.br/brasilia/imagens/img_sa_106_00.jpg

Edições Anteriores
Matéria anteriorPesquisa sobre a Campanha Salarial 2015
Matéria seguinteQue “ajuste” é esse?