BC Saúde: a atuação do Sinal RS na defesa de seus beneficiários
Nosso plano de saúde está passando por significativas reformulações. Há diversas ações em curso com o objetivo de nele implantar melhorias. No entanto, nem sempre a eficiência traz consigo a eficácia, e nós, beneficiários, vemo-nos compelidos a enfrentar um período de transição de processos bastante difícil. Temos nos sentido perdidos e, por vezes, desprotegidos.
O Sinal RS tem atuado persistentemente na defesa dos beneficiários do BC Saúde e, dados os recentes questionamentos de filiados, entendemos, os conselheiros, ser necessário expor de que forma o faz:
– Grupo “BC Saúde POA” no Whatsapp – participante e administrador, o Sinal RS repassa informes importantes e leva as principais manifestações dos beneficiários ao Grupo de Trabalho do Sinal e ao Conselho Nacional do Sinal;
– Grupo de Trabalho do Sinal – junto aos representantes dos servidores no Comitê Gestor do BC Saúde, conselheiros nossos fazem parte do grupo, em que se discute meios de melhorar e defender o plano, a partir dos relatos de beneficiários;
– Lives do Pasbc – o grupo acima é responsável por organizar os eventos;
– Interlocuções com responsáveis da ADPAL – estabelecemos uma relação próxima com colegas do setor e, graças e eles, temos conseguido proporcionar algum auxílio aos beneficiários em dificuldade;
– Visitas para aferição de credenciados – fruto dessa parceria com a Adpal, conferimos in loco a infraestrutura de prestadores de serviços, a exemplo do caso do Hospital Nora Teixeira.
Por óbvio que o alcance das nossas ações é limitado, afinal, o Sinal não é o gestor do BC Saúde. Além disso, a comunicação que nos chega a respeito dos novos procedimentos é a mesma realizada aos beneficiários, de modo que também não dominamos os processos, o que prejudica quando precisamos prestar ajuda. Todos estamos aprendendo.
Importa ressaltarmos a dificuldade com que o Sinal tem se deparado no que se refere às interlocuções com a Administração do Banco Central. Neste ano, já foram vários pedidos de nossa parte por conversas sobre o plano e várias as promessas da Diretoria de Administração em atendê-los. Ainda não obtivemos sucesso. O sindicato, representante da Categoria, tem sido constantemente relegado das discussões, especialmente, quanto à valorização dos servidores. Infelizmente.
Entretanto, isso não nos fará parar. Insistiremos! Para isso, contamos com sua força!
Porto Alegre – RS, 05 de novembro de 2024.
Diretoria Executiva
Seção Regional de Porto Alegre