Carta aberta aos colegas de Belo Horizonte
Carta aberta aos colegas de Belo Horizonte
Hoje é um dia essencial para nossas vidas nos próximos anos. Teremos uma paralisação de 24 horas em quase todas as regionais, incluindo Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.
Uma participação conjunta dos comissionados e não comissionados é fundamental em razão do delicado momento. Ora, se o próprio posicionamento da Diretoria, nas reuniões havidas em Brasília na última semana, dia 26, indicavam que o momento é de pressão por meio de movimento grevista, não nos resta outra saída. O Governo não se dispôs a negociar com as categorias em conjunto, mas por outro lado aceitou e tem dado indicações fortes de que irá promover um distanciamento dos servidores do Banco Central em relação aos colegas Procuradores e aos auditores da Receita. Portanto, o momento é de mostrarmos a nossa importância e força. O Governo já sinalizou que deve negociar alguns pontos até 11 de setembro, sem prejuízo de que até o final do ano outras modificações sejam feitas no Congresso, sem, entretanto, qualquer garantia e com imposição de novas restrições legais e de complexidade negocial.
Hoje, é necessário uma demonstração forte à Diretoria da Casa e ao Governo de que os servidores em hipótese alguma concordam com essa situação de diferenciação, de tratamento desigual e inferior. Também não podemos aceitar uma proposta que embute congelamento de salário abaixo da inflação por 4 anos, sem direito a revisão, incorporando, inclusive, arrocho anterior da ordem de 20%.
Na vigência de um possível acordo como o que está colocado neste momento, há sérios riscos de RH para a instituição, uma vez que, assim como aconteceu há cerca de 10 anos, os novos servidores do Banco Central por aqui ficavam apenas por algum tempo, até que fossem aprovados na Polícia Federal ou na Receita. O Banco Central vai voltar a ser apenas um trampolim para outras carreiras?
Essas são questões que devem incomodar a todos e servirem de motivação para o engajamento no dia de hoje. Se você está preocupado com essa situação, se está preocupado com o quadro que se delineia, hoje é um dia para você se manifestar.
Filie-se e envie email de #sugestão para o Sinal-BH!