Edição 117 - 27/07/2015

Cerimônia de Posse

http://www.sinal.org.br/brasilia/imagens/SA_117_27_07_2015_04.jpg

Sinal DF dá as boas-vindas e parabeniza os 252 novos servidores que tomaram posse na segunda-feira passada, 20 de julho.

Na segunda feira passada, 20 de julho, tomaram posse em Brasília 252 novos servidores, sendo 101 técnicos e 151 analistas). Grande parte deste quantitativo ainda corresponde ao restante das vagas do concurso realizados em 2013, colegas que esperaram mais de um ano para que o Ministério do Planejamento autorizasse a nomeação. Para comemorar este momento tão aguardado, o Sinal DF foi um dos patrocinadores do coquetel realizado depois da cerimônia de posse.

Mas, nosso relacionamento com estes novos servidores já é antigo.

Na época da realização do concurso, o Sinal estruturou o Programa Acolhida dos novos servidores, envolvendo quatro projetos: atendimento virtual, a partir do grupo criado no Facebook, ‘Sinal 2ª fase Bacen’; atendimento presencial, durante o curso de capacitação (Procap); confraternização na Asbac, no primeiro dia de aula do Procap, e a festa da posse, qua acabou por não acontecer devido à chamada dos aprovados no concurso ter sido feita de em parcelas Foi substituída pelos coquetéis de boas-vindas.

Ganhou destaque especial o grupo do Facebook, “Sinal 2ª fase Bacen”, que contou com a colaboração de alguns já servidores e com a participação de 90% dos aprovados. No grupo, o pleno fluxo colaborativo entre os participantes foi diário. Graças à ferramenta, foi promovida a integração, esclarecidas dúvidas, sanados motivos de stress, além de se ter dada oportunidade para o surgimento de demonstrações de solidariedade e cooperação, formando-se um verdadeiro espírito de comunidade entre os futuros servidores.

Entretanto, durante a execução do programa, um objetivo acabou se mostrando muito mais relevante do que os demais: lutar pela posse de TODOS os aprovados e contra a crise de RH da nossa instituição. Do pedido de autorização para a realização de concurso para 1.750 vagas, o Ministério do Planejamento autorizou apenas 500. Do pedido de nomeação de 750 vagas, o Ministério do Planejamento autorizou somente 250, em 2014. Do novo pedido de nomeação enviado este ano de o Ministério do Planejamento autorizou somente 301, das 500 vagas solicitadas.

E esse esforço do Sinal na luta pela posse de TODOS foi reconhecido e citado nos discursos dos empossados, Patrícia Manuela, representando os técnicos e Catarina Tavella, que falou em nome dos analistas.

Mesmo com a posse de todos os concursados, não conseguiremos alcançar o efetivo que havia nos anos 80. Sabemos que muitas áreas da instituição estão operando de maneira insuficiente devido à carência de servidores, o que afeta a qualidade de vida e de trabalho. Cientes que valorizar a nossa instituição sempre foi uma preocupação do nosso filiado, continuaremos a lutar pela nomeação de TODOS os concursados. Ainda faltam 420 aprovados sendo: 150 analistas compreendidos na alçada do limite de 150% do MPOG e 236 analistas e 34 técnicos na alçada de despacho da Presidente da República.

Edições Anteriores
Matéria anteriorSinal Fala aos Novos Servidores
Matéria seguinte“Vamos compensar as horas no próximo mês e repor o desconto na folha de agosto”