Edição 08.11.2021

De avestruzes e lemingues – Deixa, que eu deixo …

   No final de setembro, a PEC 32 (Desmonte do Serviço Público) foi aprovada na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, graças a métodos pouquíssimo ortodoxos, e só não foi ainda pautada no Plenário por causa da mobilização de nossos colegas servidores públicos das três esferas de governo em cada Estado e município da Federação, que estão dizendo aos deputados ser inconcebível que destruam o serviço público, e que seus votos poderão lhes custar a reeleição em 2022. De forma sintomática, o presidente da Câmara, Arthur Lira, vem reclamando de “falta de esforço” do governo.

         Lira está com pressa, e convocou os deputados para sessão a ser realizada ainda hoje, segunda-feira, de modo a poder apresentar a PEC 23 (Calote) para votação amanhã, terça-feira, em segundo turno. Se aprovada, estarão destravados vultosos incentivos para convencimento dos deputados em outras pautas de interesse do governo e do “mercado”, tais como a PEC 32.

         Já são cinco anos de reformismo neoliberal acelerado, com reforma da Previdência (com perda de direitos e de qualidade de cobertura), teto de gastos (reduzindo despesas sociais), austeridade fiscal, privatizações, desinvestimento em áreas “não rentáveis” (como meio ambiente, ciência, tecnologia, cultura, direitos humanos), tentativa de “reforma” administrativa e de “independência” do Banco Central, embora, aparentemente, não do “mercado”…

        Cada medida dessas foi aplaudida pelos “fazedores de opinião”, mas a grande maioria da população não parece estar tão animada, com inflação na casa dos dois dígitos, corrosão salarial, PIB e mercado de trabalho anêmicos.

       “Deixar como está, para ver como é que fica”, em tempos como os que estamos vivendo, não costuma ser política recomendável sequer para avestruzes e lemingues.

Hoje à tarde, às 14:30h, vamos conversar!

Link para acesso:

https://us02web.zoom.us/j/81541543771?pwd=WnpHYlhOem1mZVUzSTBmdTROcjBldz09#success

 

ID da reunião: 815 4154 3771
Senha de acesso: 232021

A luta é de todos, é de cada um de nós!

Porto Alegre, 8 de novembro de 2021

Diretoria Executiva

Conselho Regional de Porto Alegre

Edições Anteriores
Matéria anteriorDe patrolas e pipocas
Matéria seguinteJunte-se a nós