Edição 97- 08/10/2014

Debates sobre a Autonomia do Banco Central

O dia 29 de setembro foi pródigo em debates sobre a autonomia do Banco Central.  Às 16h00, a Associação Comercial do Rio de Janeiro convidou dois ex-presidentes do BC, Gustavo Franco e Gustavo Loyola, para exposição de ideias e debate sobre “A Independência do Banco Central” (veja o vídeo).

Às 19h00 foi ao ar no programa Brasilianas da TV Brasil (veja o vídeo) o debate entre o Conselheiro do Sinal, José Ricardo Costa e Silva, o ex-economista-chefe da Febraban, José Luis Troster, e André Biancarelli, Coordenador da Secretaria de Pesquisa do Instituto de Economia da Unicamp, com mediação do jornalista Luís Nassif.

Durante o debate, diversos tópicos relacionados com o recente foco de discussões de campanhas eleitorais foram abordados, entre eles o sistema de metas inflacionárias, correlação entre BC independente e baixa inflação, independência X autonomia, taxas de juros e combate à inflação.

A edição 129 do Apito Brasil enfatizou o destaque que o Banco Central recebeu dos veículos de comunicação no período eleitoral, diante da recente discussão sobre sua autonomia. Também foi mencionada a importância dos debates realizados sobre o BC. Foi ressaltado ainda que o PLS 363/13, que se encontra atualmente na relatoria da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, aguardando apreciação, configura-se como uma contribuição do Sinal ao processo de discussão de um novo SFN.

Edições Anteriores
Matéria anteriorAutonomia do Banco Central – Artigos de Nassif e José Ricardo Costa e Silva
Matéria seguinteCelso Cavalcante dos Reis de Natale, inspetor, lotado no DESUC: