
Dias de festividades, homenagens e resistência
A semana passada foi intensa em nossa sede Regional de Porto Alegre, especialmente na sexta-feira, dia 4/4, com o evento de reabertura do prédio do BC, que emocionou a todos, contando com a presença do Presidente Gabriel Galípolo, do Diretor de Administração, Rodrigo Teixeira, e de diversos chefes de departamento, além dos colegas ativos, aposentados e pensionistas. Todos foram recepcionados com um belo café da manhã, patrocinado e organizado pelo Sinal/RS.
O evento nos possibilitou prestarmos justa homenagem àqueles que, com bravura e dedicação, ajudaram a recuperar nossa sede. O colega e ex-diretor Claudio Ness Mauch, falecido no dia anterior, também foi lembrado e homenageado por nossa Presidente, Fernanda Nedwed Machado, e pelo ex-delegado regional Cláudio Morais Machado, que lamentou o falecimento do amigo em manifestação bastante emocionada.
Após a solenidade de reabertura do prédio, que teve lugar no saguão do térreo, os servidores ativos tiveram a oportunidade de conversar no auditório com o Presidente, com o Diretor e com o Chefe do Depes.
Nessa ocasião, vários colegas e dirigentes do Sinal/RS expressaram claramente seu posicionamento contrário à PEC 65/2023, elencando os riscos nela envolvidos e a existência de soluções que não ensejam tamanha insegurança jurídica. Fomos firmes ao afirmar que provocar alterações de tamanha magnitude no BC com a projetada alteração de sua natureza jurídica, sem uma adequada ponderação dos riscos implicados, indica ser essa uma escolha deveras imprudente.
Cumpre lembrarmos que a PEC, ora em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, sofreu algumas modificações desde sua primeira versão. A mais recente delas, de 19.12.2024, não pode ser considerada como uma melhoria, em vista de sua essência permanecer a mesma, de transformar o BC uma entidade de direito privado, com adoção do regime CLT para seus servidores.
Na véspera do evento, em 3/4, o Sinal/RS reuniu-se com o Diretor de Administração e com o Chefe do Depes. O colega Luiz Vicente Soares fundamentou e pediu apoio da alta administração à adoção do requisito de nível superior para admissão dos futuros técnicos.
Além da presidente Fernanda Nedwed Machado e do conselheiro Luís Fernando Träsel, a comitiva contou também com os colegas Gustavo Diefenthaeler e Paulo Gehlen, de modo a dar voz aos aposentados.
Questionados sobre a razão de não incluírem aposentados e pensionistas no debate sobre a PEC 65, o Dirad e o chefe do Depes responderam que a restrição se dava pela possibilidade de surgirem temas restritos ao trabalho, dado que a reunião teria pauta livre, mas concordaram em realizar um evento específico para os aposentados, após insistência da comitiva do Sinal/RS.
Agradecemos a todos por apoiarem o Sindicato nesses momentos desafiadores. Esperamos ter cumprido a contento com nosso dever de representar nossa categoria, como ela bem merece!
Porto Alegre – RS, 10 de abril de 2025.
Fernanda Nedwed Machado
Presidente
Diretoria Executiva Regional