Edição 24.03.2024

Edital de Convocação: consulta eletrônica sobre eleições diretas para a Diretoria Nacional do Sindicato

A forma de eleição da Diretoria Executiva Nacional (Direx) do SINAL será tema da consulta eletrônica que começa amanhã, terça-feira, 25 de março às 10h, logo após a AGN para esclarecimentos sobre o assunto, que iniciará às 9h. A consulta ficará disponível até as 18h do dia 31 de março, segunda-feira.

Filiados de todo o país terão a oportunidade de se posicionar sobre a possibilidade de escolha da Direx por meio de eleição direta.

O acesso à plataforma de votação dar-se-á por meio do nosso site (sinal.org.br). Para votar, será necessário informar matrícula e senha (a mesma utilizada na área de filiados). Aqueles que não possuem ou não lembram da senha de acesso, ao ingressarem na página, deverão informar sua matrícula, clicar em “Não tem ou esqueceu a senha?” e seguir as instruções para cadastro da nova senha.

A abertura da assembleia realizar-se-á às 9h de amanhã, dia 25 de março, de forma virtual, por meio da plataforma Zoom através do link https://zoom.us/j/99380038481?pwd=XHNHiXnNbukALQ6nJAZTGPLhqYsY1L.1 e com os seguintes dados: ID da reunião: 993 8003 8481 e senha de acesso: 614000.

Para conferir o Edital de Convocação de abertura da AGN e mais informações sobre a consulta eletrônica, acesse aqui.

Como é o processo hoje?

Os filiados ao SINAL são organizados em Conselhos Regionais (CR), em cada uma das dez sedes do Banco Central do Brasil. A cada dois anos, os filiados de cada praça escolhem diretamente uma chapa de conselheiros para dirigir o respectivo SINAL Regional. Estas chapas definem os membros da Diretoria Executiva Regional, inclusive o presidente regional.

Os presidentes regionais formam o Conselho Nacional (CN), acrescido de mais um conselheiro para cada quinhentos filiados nas regionais maiores. O CN, por sua vez, é o responsável pela escolha dos membros da Diretoria Executiva Nacional do Sindicato, entre os conselheiros eleitos diretamente em cada regional, cujo presidente passa então a presidir o Conselho Nacional.

O CN, a qualquer tempo, pode modificar, no todo ou em parte, a Diretoria Executiva Nacional.

Qual será o teor da consulta?

O objetivo é saber se a eleição para a Diretoria Executiva Nacional do SINAL deve continuar sendo realizada pelo Conselho Nacional ou deve ser feita diretamente pelos filiados, em votação nacional.

É importante observar que, caso a eleição direta seja aprovada, a implementação não se dará no processo eleitoral em curso, haja vista a necessidade de providências adicionais posteriores por parte do Sindicato.

Participe!

Porto Alegre – RS, 24 de março de 2025.

Fernanda Nedwed Machado

Presidente

Diretoria Executiva Regional

Edições Anteriores
Matéria anteriorEleições SINAL/DF; Garanta o seu Voto
Matéria seguinteCOMEÇA HOJE A CONSULTA SOBRE MANUTENÇÃO OU MUDANÇA DO SISTEMA ELETIVO DO SINAL