SinalBH informa 549/2016

FAÇA A SUA PARTE. DEPOIS, NÃO ADIANTA CHORAR O LEITE DERRAMADO!

FAÇA A SUA PARTE.

Depois, não adianta chorar o leite derramado!

 SinalBH informa 549 em 250816

Caro colega,

vez ou outra ouvimos queixas de colegas, alguns não sindicalizados, de que o Sinal deveria atuar assim ou assado; de que a representação deveria se pautar por determinadas premissas a fim de atender a beltrano e sicrano ou aos grupos A e B. É incontroversa, embora natural, a dificuldade de atender expectativas e conciliar conflitos de interesses de toda a categoria. Todavia, ao transladar o brocardo “cada cabeça é uma sentença” para o contexto da representação sindical, incorre-se na síndrome de divindade, qual seja, o apego individual à ideia de que tenho direito a um sindicato que seja a minha imagem e semelhança. Do contrário, os fatos demonstram que a saída mais fácil para eventuais frustações de representação ocorre pela via da desfiliação; uma espécie de tiro no pé, pois, num primeiro estágio, ocorre a sub-representação da categoria e, no limite, a tirania sindical.

Eis o paradoxo: o sindicato é ruim porque a categoria não participa ou a categoria não participa porque o sindicato é ruim? Ou seria um processo dinâmico em que ambos os fatores se alimentam mutuamente?

Na última campanha salarial tivemos a oportunidade de ouvir ideias de colegas que, se implementadas, podem ajudar, acredita-se, no aperfeiçoamento da representação e da atuação do sindicato. A existência de quórum qualificado para aprovar em assembleia uma greve é uma delas. No entanto, é preciso algum empenho da categoria para que as coisas de fato mudem e esse empenho também tem a ver com o engajamento pessoal de cada um nos fóruns deliberativos no sindicato. Em novembro próximo essa oportunidade está dada por ocasião da realização da Assembleia Nacional Deliberativa ­– AND, órgão máximo de deliberação da categoria. É o local de fato e de direito onde as coisas podem ser mudadas.

O Conselho Regional do Sinal-BH convida todos os servidores lotados em Belo Horizonte, técnicos ou analistas, ativos ou inativos, a se filiarem ao sindicato de modo a qualificar e legitimar seu ponto de vista, a sugerirem ideias que vão no sentido de ampliar a participação da categoria nos movimentos reivindicatórios e, porque não, a se candidatarem a delegado para a próxima AND.

O caminho das pedras está dado e as mudanças dependem exclusivamente do quão disposto para isso você está.

 

Filie-se ou envie email de #sugestão para o Sinal-BH!

 

Edições Anteriores
Matéria anteriorSeja senhor de seu destino 2. Filie- se ao Sinal!
Matéria seguinteConheça nossa página em defesa da Previdência