Edição 24.08.2021

Falácias da Reforma Administrativa

“O serviço público é muito inchado (há servidores públicos em excesso) e as remunerações no serviço público são muito altas”… Quantas vezes não ouvimos ou lemos falácias como essas? Constantemente, “a gente escuta, e recebe em redes sociais, vê na TV ou lê nos jornais” informações distorcidas, numa tentativa de jogar a opinião pública contra os servidores públicos.

Falácias como essas são rebatidas, ponto a ponto, por nosso colega Ernesto Serra Azul, mediante comparações com outros países:

“o peso dos servidores públicos no Brasil, como proporção da população ocupada, é de apenas 12% em relação a
todo o mercado de trabalho. Quase todos países ricos (em geral associados à OCDE) têm um percentual de servidores públicos superior ao nosso.”(…)

A Noruega, considerado o país menos corrupto do mundo, tem a maior participação de servidores públicos e é também o país com mais alto índice de desenvolvimento humano (0,957). “Na média da OCDE, chega a 18% de servidores públicos da população ocupada”.

Ernesto Serra Azul também rebate a falácia de que o salário do servidor é muito elevado em comparação ao do setor privado.

Clique na imagem a seguir para ouvir o início da participação do palestrante em nosso último debate:

Para você assistir ao Webinário completo em nosso Canal do Youtube – Sinal- RS, clique na imagem abaixo:

Porto Alegre, 24 de agosto de 2021.

Diretoria Executiva

Seção Regional de Porto Alegre

Edições Anteriores
Matéria anteriorImprensa repercute pedido do Sinal por novo concurso para o BC
Matéria seguinteEdição 6