Edição 94- 09/06/2014

Falta de servidores no Banco Central em Debate na Câmara de Deputados

Convidamos os servidores de Brasília a comparecerem à audiência pública promovida pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (10.06), para discutir o esvaziamento do Banco Central (BC).

A legislação estabelece um total de 6.170 servidores (5.309 analistas e 861 técnicos), mas o BC conta hoje com apenas 3.771 (3.218 analistas e 553 técnicos). Tais números caracterizam o menor quadro efetivo desde 1975. Embora o BC tenha pedido autorização, no concurso de 2013/2014, para 1.730 vagas, o Ministério do Planejamento autorizou somente 500 postos. O BC preparou 1.035 no Procap realizado em fevereiro deste ano, e, desses, solicitou imediata nomeação de 750, mas o MPOG só autorizou a nomeação de 250.

A criticidade da situação enfrentada pelo Banco Central do Brasil foi levada à Câmara dos Deputados e será discutida na Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público (CTASP) às 14h30 do dia, 10 de junho, terça-feira.

Foram convidados para a audiência:

– a chefe do Departamento de Gestão de Pessoas do BC, Nilvanete Ferreira da Costa;
– o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Daro Marcos Piffer; e
– representantes da Secretaria de Relações Institucionais (SRI); e dos ministérios da Fazenda; e do Planejamento.

O requerimento à CTASP é de autoria dos Deputados Alice Portugal – PcdoB/BA, Policarpo – PT/DF, Andreia Zito – PSDB/RJ, Chico Lopes – PcdoB/CE, João Campos – PSDB/GO, Assis Melo – PcdoB/RS, Silvio Costa – PSC/PE e Gorete Pereira – PR/CE).

http://www.camara.leg.br/internet/ordemdodia/integras/1256503.htm

A presença de servidores da casa demonstrará a importância do assunto para a instituição. Compareça.

Edições Anteriores
Matéria anteriorSangue Novo para um Bacen mais forte
Matéria seguinteDa Emenda Constitucional nº 20 ao Funpresp: garantia de uma aposentadoria segura para quem?