Edição 121 - 30/04/2019

Fechando um Ciclo

Meus queridos colegas,

Chego ao fim de um ciclo à frente do Sinal-DF, e não posso fechar esta importante etapa da minha jornada sem deixar de agradecer a oportunidade que me deram de representar nossa categoria em momentos tão importantes que aconteceram nestes quatro anos. Foi uma honra e um privilégio.

Trabalhar em equipe e pelo coletivo sempre fez parte da minha vida. Adolescente já estava envolvida na liderança de movimentos jovens da igreja católica. Na faculdade, fundei, com outros colegas, a Agência Júnior de Publicidade da UnB (DoisNoveMeia). Hoje a Empresa júnior já tem mais de 22 anos em plena atividade, proporcionando aos alunos a oportunidade de vivenciar a experiência do mercado de trabalho.

No Banco Central não foi diferente, ainda era “fralda” quando o então chefe da comunicação me solicitou um projeto de comunicação interna. O projeto agradou, agregou, cresceu e acabou se tornando o BC Integral, um trabalho interdepartamental organizado de forma matricial, que englobava: responsabilidade socioambiental, esporte, cultura, lazer, comunicação, ações sociais e qualidade de vida no trabalho.

Mas tenho que confessar que via a luta sindical com distância e até preconceito. Foi minha querida amiga Cleide Martins quem primeiro me chamou atenção para a importância do engajamento com o sindicato. Juntas encabeçamos a campanha do abaixo-assinado dos 5 5 5, fundamental para que o Banco Central não ficasse para trás no penúltimo reajuste de 15,8%. Nesta época conheci Zé Ricardo, o então Presidente do Sinal-DF e Diretor de Externas, cabendo destaque ao seu esforço inédito de percorrer sistematicamente os andares para ouvir e conversar com a base, ação essencial que nosso grupo sempre manteve.  Ele apoiou a manifestação do desejo dos servidores materializado no abaixo-assinado; articulou com outros conselhos regionais e representantes avessos a buscar nossa inclusão tardia ao acordo de reajuste; e principalmente, com grande afincoarticulou com os parlamentares no Congresso.

Depois de todo este bafafá, vivenciando o trabalho do sindicato, resolvi me juntar ao Conselho Regional do Sinal-DF, sob a presidência de Max Meira, sempre cheio de ideias inovadoras, cabendo destaque a ação na chegada dos novos servidores concursados. Inovação no compartilhamento de informações no grupo do Facebook e dedicação na luta para a nomeação de todos.

Tentei seguir os passos de Zé Ricardo e Max Meira, sem deixar a peteca cair.

Antes da minha chegada ao Sinal, além de Zé Ricardo e Max Meira, já estavam aqui Gregório Lopes, responsável pelo organização financeira e transparência dada às contas do sindicato; Josina de Oliveira, engajada na luta pelos direitos dos servidores aposentados e pensionistas; Bruno Peres e Auriel Marques, suprassumos no conhecimento de gestão e cultura do BC; Christian Pilz e Anderson Werner, trazendo toda a empolgação e desafio daqueles que começam a carreira.

Tivemos algumas “chegadas e partidas” no decorrer destes anos. Agregamos valentes companheiros: Vânia Souto, nossa recordista em ANDs, trouxe todo seu saber e vivência da história de muitos anos de luta no sindicato, sempre disposta a fazer acontecer.  Mauro Mazzochin, quase sempre tranquilo e ponderado, mas que não foge de uma boa briga, colocando todo seu coração e sensibilidade em tudo que faz. Renner Mascarenhas, nosso Mestre dos Magos, com seus enigmas e reflexões nos fazendo pensar. Juntos, estes dois guerreiros, conseguiram dar uma nova cara a assessoria jurídica do Sinal-DF, ampliando a oferta de serviços nesta área, facilitando a justiça aos nossos filiados, cuidando dos nossos colegas. Nossos brilhantes economistas: Fernando Sena, tranquilo e ponderado e Marcelo Araújo, que esfrega a verdade na nossa cara, muitas vezes com a sutileza de um elefante em uma loja de cristais. Incomoda, mas nos move em frente. E o Júlio Silva, colega técnico que se juntou ao nosso grupo, com empenho e trabalho, na luta conjunta e democrática. Um alerta para que não abandonemos nenhum segmento da nossa categoria.

Também não posso deixar de citar os funcionários do Sinal: Hellen, Hudson, Jefferson e Kaid. A disposição para o trabalho desta turma é algo difícil de encontrar hoje em dia.

 Não posso deixar de fazer um especial agradecimento ao nosso consultor Luiz Cáceres, nosso braço direito e esquerdo.

É impossível citar todos os que contribuíram para a luta coletiva. Gostaria que todos vocês que pararam para ouvir e debater conosco nos andares e assembléias, que se uniram nas nossas mobilizações, se sintam reconhecidos no trabalho desses valentes companheiros.

Perdão se esqueci alguém.

A todos que partilharam da minha jornada, auxiliando ou apresentando desafios, toda minha gratidão, vocês fizeram de mim uma pessoa melhor.

Namastê – o Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você.

Rita Girão Guimarães
Presidente do Conselho Regional
Seção Regional Brasília

Edições Anteriores
Matéria anteriorBalanço do Conselho Regional do Sinal-DF, Gestão 2017-2019
Matéria seguinteConvocatória Reunião Extraordinária do CR – 6/5/2019