Edição 1237 DE 24/02/2022

Hoje paramos por um BC melhor!

Hoje é dia de paralisação. Vamos desligar nossos sistemas das 14h às 18h e participar de nossa programação virtual por meio do link:  youtube.com/apitotv, Apitotv  (a interação ocorrerá via chat do YouTube).  Precisamos juntos lutar para repor perdas salariais históricas e dar aos servidores do Banco o reconhecimento merecido.

O Banco Central é uma ilha de excelência. E nossos servidores precisam ser valorizados como tal. PIX, Valores a Receber, Supervisão dos bancos… Além disso, temos boas práticas replicadas em outros órgãos do Governo. Nosso Índice de Governança do BC (IgovBC) foi recentemente atualizado para melhor refletir o modelo de governança da instituição, bem como a evolução no questionário de governança do Tribunal de Contas da União (TCU).

Houve uma ampliação de 32 para 50 práticas analisadas pelo novo IgovBC. O indicador agora contempla os seis mecanismos do modelo de governança do BC: autonomia, accountability, liderança, integridade, estratégia e transparência.

As práticas que compõem o indicador foram extraídas de diversas fontes e para cada uma, será atribuída pela área responsável uma nota de 1 a 5, conforme a escala utilizada pelo TCU em seu questionário. Ao final, calcula-se a média aritmética das 50 práticas. A meta do IgovBC para 2022 é de 4,6.

É o BC sempre olhando para frente e buscando ser cada vez mais uma instituição que entrega um serviço da mais alta qualidade para o cidadão.

Se você quer um BC melhor, participe hoje do ato virtual. E saiba mais sobre o IgovBC e outros temas pertinentes à carreira no Conexão Real, na matéria   GRC aprova novo índice de governança corporativa   –  somente para ativos. Ou abra o anexo.

Indicamos também o envio de e-mails, cobrando a Diretoria do BC em relação às nossas demandas, para os endereços presidencia@bcb.gov.br e secre.dirad@bcb.gov.br. Abaixo, sugestão de mensagem a ser encaminhada.

Assunto:

Reestruturação de carreira, com reajuste salarial, já!

Texto do e-mail:

Solicito sua urgente tomada de providências junto ao governo, com vistas à Reestruturação de Carreira, com reajuste salarial, dos servidores do Banco Central do Brasil.

O dirigente de uma instituição de Estado tão bem-sucedida e premiada, nacional e internacionalmente, não deve fechar os olhos diante das demandas funcionais e da crescente corrosão inflacionária sobre as remunerações daqueles que tanto entregam à sociedade e constroem, dia a dia, o prestígio alcançado pelo BC.

Não dá mais para esperar.

No aguardo de sua manifestação.

Corrosômetro

Veja  aqui  o  gráfico  que ilustra a nossa  defasagem salarial em relação ao patamar de julho de 2010, considerando as três parcelas de reajuste de 5%, concedidas em janeiro de 2013, 2014 e 2015, as parcelas de 5,5% em agosto de 2016, 6,98% em janeiro de 2017, 6,64%, em janeiro de 2018, e 6,31%, em janeiro de 2019.

Participe!

Vicente Fialkoski
Presidente do Conselho Regional
Seção Regional Brasília

1.227 FILIADOS EM BRASÍLIA

Edições Anteriores
Matéria anteriorHOJE, PARALISAÇÃO PARCIAL, DAS 14H ÀS 18H!
Matéria seguinteÉ hoje! Saiba como participar da paralisação pela Reestruturação de Carreira e o reajuste salarial