Edição 762 - 12/04/2017

Namastê


Sinal-DF Informa de 12/04/2017

“O Deus que habita em mim, reconhece o Deus que habita em você. Honro a luz, o amor, a verdade, a beleza e a paz dentro de você. Minha alma honra a sua alma. Ao dividir todas essas coisas somos unidos, somos os mesmos, somos um.”

Hoje queremos agradecer a todos os que participaram das Eleições para o Sinal-DF, biênio mai/2017-abr/2019, e dizer que é uma honra e um privilégio contar com a confiança dos que nos elegeram para mais uma gestão. Para aqueles que não o fizeram, gostaríamos de convidá-los a integraram essa luta, que é de todos, por dentro, votando e sendo votado e influenciando diretamente na luta do Sinal.

Queremos aproveitar também este momento para reafirmar nosso compromisso já histórico de ter como norteadores de nossas ações os princípios democráticos da gestão participativa: autonomia, transparência, participação e descentralização na tomada de decisões.

Almejamos que a participação de todos na solução dos problemas assegure o engajamento e o comprometimento com o objetivo comum de melhorar e preservar nossos salários, a nossa qualidade de vida no trabalho e o nosso programa de saúde.

É um grande desafio conciliar interesses tão distintos dentro de uma mesma categoria. Temos homens e mulheres; técnicos e analistas; comissionados e não comissionados; ativos e aposentados com proventos estipulados com paridade, pela média (EC 41), e pelo Funpresp (Lei 12.618, de 30/04/2002). Acreditamos que só construiremos uma carreira forte na medida em que essas diferenças não se configurem oposição, mas apenas especificidades de um mesmo corpo funcional.

Juntos somos mais fortes!

Tentativa de Boicote às Eleições do Sinal

A atual Diretoria do Sinal-DF tomou conhecimento que no dia 11 de abril de 2017, o senhor Paulo Eduardo de Freitas enviou e-mail para vários filiados do Sindicato, em especial aos filiados aposentados, na tentativa desesperada de que fosse efetuada uma forma de boicote às eleições, para que todos votassem em branco, sob a argumentação de que o Sindicato estaria contra a paridade entre ativos e aposentados na campanha salarial que ocorreu em 2015.

Como já é do conhecimento geral, as eleições fazem parte de um sistema democrático de direito, bem como ocorrem pelo voto secreto e universal.

Estranhamos a tentativa de e-mail enviado no dia das eleições, uma vez que o Sr. Paulo nem sequer concorreu ao pleito. Ou seja, ao invés de efetivamente contribuir para toda a categoria oferecendo-se como alternativa, tenta, de maneira duvidosa, efetuar ataques infundados a esta diretoria.

Tal comportamento, por si só, não agrega nenhuma forma combativa na busca por direitos da categoria. Pelo contrário, com tal prática, intenta somente atacar o sindicato e seus filiados.

De qualquer maneira, como sempre nos pautamos na luta pelos direitos de todos, apesar dos ataques infundados, bem como, com o intuito de esclarecer todo e qualquer ponto de divergência que a categoria apresente, precisamos fazer algumas considerações ao e-mail enviado pelo Sr. Paulo a parcela significativa de nossa categoria (os aposentados).

O primeiro esclarecimento que deve ser feito diz respeito ao real intuito do Sr. Paulo, que efetivamente não busca a paridade para toda a categoria, uma vez que, caso fosse essa a sua verdadeira bandeira, deveria sempre antes apresentar propostas para qualquer pleito em benefício de toda a categoria, de maneira construtiva, perante aqueles que representam a categoria.

Ressalte-se, somos somente representantes da categoria, e temos a missão de receber propostas e levar os pleitos apresentados levados à consideração da assembleia. Esse é o caminho democrático.

Em segundo lugar, observados a data do envio de seu e-mail e o seu conteúdo , percebe-se, claramente, que o verdadeiro intuito do envio tem caráter político e não de legítimo combate sindical em favor da categoria. Acreditamos que o bom combate, não deveria ser dirigido à Diretoria da vez, que representa os servidores, mas sim contra a administração pública, quem efetivamente vem cassando direitos e não cumprindo acordos firmados nem sua obrigação de zelar pela valorização dos servidores e pelo bom ambiente de trabalho no BCB.

Ao Sinal-DF também cumpre esclarecer que atualmente o combate a favor da paridade dos servidores já está contido no plano de lutas da categoria, referendado em AGN com votação eletrônica. Assim sendo, será uma das bandeiras a serem perseguidas por nós junto à Administração.

É preciso, ademais, lembrar que este Sindicato já encampou a luta dos servidores regidos pela CLT, já defendeu também os interesses do servidor regido pelo RJU, como também dos enquadrados no FUNPRESP, e daqueles com plano de previdência própria, dentre outras demandas setorizadas. Assim sendo, alegar que este Sindicato não briga pela paridade ativo-aposentado não faz qualquer sentido.

No que tange ao aspecto jurídico, é preciso esclarecer que a paridade é aplicada ao servidor que melhor se enquadre na gama maior de benefícios, seja RJU, seja CLT, seja Funpresp, o que torna, também, o e-mail enviado pelo Sr. Paulo uma acusação vazia e sem qualquer real bandeira a não ser a vontade explícita de enfraquecer o movimento Sindical e, consequentemente, enfraquecer o combate dos direitos dos filiados.

De tal forma, tais movimentos antidemocráticos não podem e não serão aceitos pelo Sindicato, que irá brigar sim pelos direitos de todos os seus filiados, bem como irá sempre atuar de forma transparente e íntegra, seja para receber críticas, seja para demandar a vontade da categoria.

Feitos os devidos esclarecimentos e manifestando a tristeza de que tais acontecimentos ainda ocorram em pleno Século 21, quando ainda, infelizmente, se observam ataques diretos, diariamente, contra a previdência de todos os trabalhadores brasileiros, este sindicato reforça o seu compromisso de brigar pelos direitos de toda a categoria, sem seletividade ou exclusões, não se deixando abalar por nenhuma tentativa de enfraquecer o pleito democrático.

Ademais, aproveitamos a oportunidade para convidar o senhor Paulo Eduardo a participar mais do nosso Sindicato. Isso porque, somente a sua maior participação poderá permiti-lo testemunhar a nossa batalha diária em prol de todos os servidores do Banco Central.

Desde já, agradecemos todos os votos recebidos, informando que a tentativa de boicote às eleições não foi sequer atendida pela classe, pois somente 05 filiados votaram em branco. Isso sinaliza que estamos no caminho certo e que os nossos filiados estão cientes do valor de nossa luta.

Filie-se ao Sinal! Juntos somos mais fortes!

Rita Girão Guimarães
Presidente do Conselho Regional
Seção Regional Brasília

1.509 filiados em Brasília

https://portal.sinal.org.br/wp-content/uploads/2016/11/rodape_07_10_2016_IMG_2.jpg

Edições Anteriores
Matéria anterior
Matéria seguinteConvocatória Reunião Extraordinária do CR em 17.4.2017